Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Enade 2017 inicia inscrições e avalia 21 cursos do IFCE

Enade 2017 inicia inscrições e avalia 21 cursos do IFCE

PARTICIPAÇÃO OBRIGATÓRIA

Edição deste ano apresenta mudanças e inclui alunos no processo de inscrição
última modificação: 21/06/2017 15h42

Os estudantes e coordenadores de 21 cursos do Instituto Federal do Ceará devem ficar atentos: o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 já recebe inscrições. A participação é obrigatória para os alunos ingressantes, concluintes e irregulares das graduações selecionadas. A prova será realizada no dia 26 de novembro em todo o Brasil.

De acordo com o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a edição deste ano do exame apresenta mudanças em relação às anteriores. A principal novidade é a participação do estudante no processo de inscrição. Até 2016, os coordenadores de cursos inscreviam todos os alunos, informando as especificidades de cada um. Em 2017, a inscrição continua sendo responsabilidade do coordenador, mas cada estudante deverá realizar seu cadastro, indicando seus dados pessoas e necessidades de Atendimento Especializado e Específico.

Os coordenadores de cursos devem fazer as inscrições dos Estudantes Irregulares de anos anteriores e dos Estudantes Ingressantes Regulares entre 19 de junho e 11 de agosto, no site do Enade. Eles também são responsáveis pela inscrição dos Estudantes Concluintes Regulares. Nesse caso, a inscrição vai de 10 de julho a 11 de agosto. Já o cadastro dos Estudantes Concluintes Regulares será realizado entre 14 de agosto e 26 de novembro, às 23h59 (Horário de Brasília).

Dos 34 cursos avaliados pelo Enade 2017, 21 são ofertados pelo IFCE. São eles: Engenharias Ambiental, de Aquicultura, Civil, da Computação, de Controle e Automação, Mecânica, de Mecatrônica, de Telecomunicações, de Produção Civil; Bacharelados em Sistemas de Informação e Ciência da Computação; Licenciaturas em Ciências Biológicas, em Física, em Geografia, em Química, em Matemática, em Artes Visuais, em Educação Física, em Letras Português/Inglês, em Letras Português; e Tecnologia em Redes de Computadores.

O Enade 2017 é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do Estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

Confira o cronograma com os principais prazos do Enade 2017:

Ação

Inscrições dos Estudantes Irregulares de anos anteriores