Notícias
Emoção marca entrega de medalhas da I Olimpíada de Matemática do IFCE
COMPETIÇÃO DO CONHECIMENTO
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, na noite de ontem (14), a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze aos estudantes que se destacaram na primeira edição da Olimpíada de Matemática do Instituto (I OMIFCE). A solenidade foi realizada no campus de Fortaleza, com a presença de estudantes de várias cidades, além de familiares, professores e coordenadores. A solenidade foi presidida pelo reitor do IFCE, Wally Menezes.
A olimpíada ocorreu no dia 19 de dezembro, em fase única e on-line, para estudantes do nível médio de todo o estado, com uma prova contendo 20 questões. Foram 1072 inscritos, dos quais 134 foram premiados com medalhas, sendo 13 de ouro, 29 de prata e 92 de bronze. A organização registrou participantes oriundos de 56 cidades, representando 92 escolas. Ao todo, 127 coordenadores nas escolas se envolveram na competição do conhecimento.
A cerimônia aconteceu em uma data muito especial, escolhida estrategicamente. Afinal, 14 de março é Dia Internacional da Matemática, data que foi adotada pela UNESCO. e que, até 2019, era conhecida mundialmente como o Dia do Pi (3,14). A data é escrita como 3/14 em alguns países e, em alusão a isso, o dia 14 de março foi definido como Dia da Matemática.
O presidente da Comissão Organizadora da I OMIFCE, Renivaldo Sodré de Sena, parabenizou os estudantes. "O professor Wally é um entusiasta das Olimpíadas, e isso foi fundamental para que mais essa ideia se concretizasse. Essas competições envolvem ensino, pesquisa e extensão, e muitos estudantes acabam descobrindo vocações ao participar", disse o docente, do campus Tabuleiro do Norte.
O reitor Wally Menezes fez questão de participar da entrega das medalhas a todos os estudantes que estiveram presentes ao auditório, e destacou a importância das Olimpíadas - cada vez mais valorizadas pelo IFCE e definitivamente encarada pelo Instituto como uma poderosa ferramenta de inclusão e iniciação científica - vale lembrar que o próprio IFCE também promove Olimpíadas como as de Ciências Humanas e Letras (OCHE) e a Cearense de Química (OCQ - esta última em parceria com a UFC), além de vários outros eventos do tipo.
"Toda Olimpíada, pelo próprio nome, é um ato de integração. Os alunos passam um tempo de preparação interagindo mais ainda com os colegas e professores, o que é muito importante. E é mais do que uma competição: é uma vitória representativa para os pais, amigos e todos os que acompanham esses alunos", disse o gestor.
Também participaram da entrega das medalhas as pró-reitoras de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do (Joélia Marques de Carvalho), de Ensino do IFCE (Cristiane Borges Braga) e de Extensão do IFCE (Ana Cláudia Uchôa Araújo), além do diretor-geral do Campus Fortaleza do IFCE, José Eduardo Souza Bastos, e do chefe de departamento de Física e Matemática do campus Fortaleza, Paulo Willyam Simão de Oliveira.
Confira aqui a lista completa com todos os medalhistas.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria