Notícias
Em Brasília, IFCE recebe prêmio por boas práticas de gestão
CONCURSO DA CGU
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu, em Brasília (DF), nesta sexta-feira(09), certificado do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) por ter vencido, na categoria promoção de transparência ativa e/ou passiva, o 4º concurso de Boas Práticas de Gestão. O concurso tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública.
A pró-reitora de Extensão e reitora em exercício do IFCE, Zandra Dumaresq, representou a Instituição na solenidade de entrega do certificado. Para ela, o prêmio reconhece um importante esforço no sentido de promover o acesso da sociedade aos dados relativos ao ensino. A gestora aproveitou para parabenizar toda a equipe da Pró-reitoria de Ensino: "Pela iniciativa de ter criado o "IFCE em Números", atualizá-lo e ter inscrito nesse concurso da CGU, bastante disputado", afirmou.
A ação apresentada pela Instituição e que teve o reconhecimento da organização do certame foi o “IFCE em Números": ferramenta para suporte às ações de permanência e êxito discente, desenvolvida pela servidora Érica Gallindo, da Pró-reitoria de Ensino. Para a premiação, os avaliadores levaram em consideração critérios previamente estabelecidos, como criatividade e inovação, custo-benefício, impactos da iniciativa e a contribuição para a efetividade de seus propósitos, bem como a simplicidade e replicabilidade.
O IFCE em Números permite uma visão real da situação institucional em termos de indicadores de evasão, o que vem possibilitando discussões com os setores competentes para traçar estratégias de como lidar com essa questão. Pode-se afirmar que a disponibilização da ferramenta com as visões apresentadas tem estimulado uma revisão dos processos institucionais com vistas à melhoria de alguns indicadores agora acompanhados de maneira mais efetiva.
A transparência dos dados relacionados ao ensino tem provocado muitos debates sobre temáticas que, mesmo sendo discutidas anteriormente, não eram aprofundadas por não estarem pautadas em dados, e sim em conjecturas individualizadas e por vezes em desacordo com a realidade. Com o acesso ao mesmo conjunto de informações, torna-se possível um olhar aprofundado e o direcionamento de esforços múltiplos para contornar problemas considerados de resolução prioritária para o IFCE, como a evasão.
O 4º Concurso de Boas Práticas de Gestão recebeu ao todo 43 inscrições. A comissão julgadora avaliou as práticas apresentadas, considerando premiadas as melhores práticas em cada categoria. Para conhecer a prática premiada, basta acessar o link.
Conheça o IFCE em Números
Com informações do site da CGU
Edição: Antonio Alencar - Reitoria