Notícias
Eleições exigem cuidados com as fake news
Mais uma vez o Instituto Federal do Ceará (IFCE) inicia o período de escolha dos novos dirigentes da instituição. Os próximos reitor e diretores de campi serão escolhidos pela comunidade acadêmica em consulta que será realizada, no próximo dia 13 de novembro, por meio de sistema de votação on-line. Os preparativos têm envolvido todo o aparato técnico necessário para garantir a lisura da eleição.
É mais uma oportunidade de exercer a democracia dentro da instituição. Mas, nesse processo complexo e, ao mesmo tempo, engrandecedor para o IFCE, cada eleitor tem papel fundamental na construção de um clima eleitoral tranquilo e pacífico. Desde a busca pelo conhecimento do perfil dos candidatos, até a prudência na análise e multiplicação das informações, principalmente, coletadas pela internet.
Em meio a um movimento de mobilização de informações falsas que enfrenta o mundo, especialmente pelas possibilidades de circulação rápida e amplificada nas redes sociais digitais, é importante ficar atento ao que merece efetivamente ser compartilhado. As chamadas fake news prejudicam não só os candidatos, mas todo o eleitorado e, consequentemente, a instituição, afastando a confiança e promovendo a desinformação.
Nesse sentido, a desarticulação dos boatos é um trabalho que deve ser realizado por todos para o predomínio da democracia e da ética, sendo reflexo de uma instituição de ensino promotora do engrandecimento pessoal e profissional dos cidadãos, quer sejam servidores, colaboradores e alunos. A conduta ética e proba é um orgulho dos que fazem o IFCE e deve ser buscada por cada membro da instituição.
Condutas vedadas
O edital que rege o processo de consulta dos novos gestores do IFCE antecipa algumas condutas vedadas durante o período das eleições da instituição, sendo proibido o emprego de calúnia, injúria e difamação intentada contra quaisquer dos envolvidos no pleito, bem como a promoção de animosidades entre candidatos e categorias da comunidade acadêmica, dando direito de resposta àqueles que forem ofendidos.
Deborah Sampaio - Reitoria