Notícias
Egresso da ETFCE é homenageado na Assembleia Legislativa
RECONHECIMENTO
Ao longo de sua história e através de suas denominações, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) fez parte das vidas de diversas gerações de alunos e servidores - e mais um exemplo da importância dessa premissa ocorreu na última sexta-feira (31/3) quando, em sessão solene, a Assembleia Legislativa do Ceará homenageou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais pelos cinco anos de existência. Na ocasião, um ex-aluno da nossa instituição viveu uma noite cheia de significado.
José Alfran de Lima construiu uma carreira acadêmica no Instituto. Técnico em Telecomunicações pela então Escola Técnica Federal do Ceará, Tecnólogo em Telemática (Cefet-CE) e com Mestrado em Computação Aplicada à área de Redes (IFCE/UECE), é vice-presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais - razão pela qual recebeu merecida homenagem, proposta pelo deputado estadual Lucinildo Frota (PMN).
"Assim que concluí o curso de Telecomunicações na antiga Escola Técnica, ingressei no mercado de trabalho. Há 38 anos atuo na empresa Eletrobras/Chesf - sempre na área de Telecomunicações, e me atualizando constantemente. A ETFCE teve papel preponderante no meu desenvolvimento como cidadão e como profissional técnico", destacou José Alfran.
A esposa de Alfran, Luiza Otília Muniz Farias, também é egressa da nossa casa (técnica em edificações). Ela acompanhou a sessão solene ao lado da filha do casal, Lidia Farias Lima - servidora do atual quadro permanente do IFCE no cargo de programadora visual, lotada na Reitoria e integrante do Departamento de Comunicação Social (DCS) do Instituto.
O diretor de Relações Institucionais e ex-reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, também compareceu à sessão solene na assembleia.
Luiza Otília, José Alfran, Virgílio Araripe e Lídia Farias - histórias de identificação com o IFCE
Divisor de águas na atuação técnica
A Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018, criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas. Cinco anos depois, esses órgãos estão consolidados, e são decisivos na atuação profissional dessas categorias.
"Foi um divisor de águas. Os conselhos atuam no sentido de que as atribuições dos técnicos sejam respeitadas e que os profissionais tenham mais liberdade de trabalho. Além disso, fazem com que a sociedade esteja protegida, com a garantia de profissionais qualificados", complementou Alfran.
Grupo de homenageados na Assembleia Legislativa
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria