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Cursos do IFCE obtêm bons resultados no Enade
EXAME NACIONAL
Pelo menos oito cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tiveram notas acima da média no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, cujos resultados foram divulgados nessa terça-feira, 20, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O mais bem avaliado foi o de Engenharia de Produção Civil, do campus de Quixadá, que obteve nota 5, conceito máximo da prova.
Foram avaliados com nota 4, também considerada acima da média pelo Inep, os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Mecatrônica (todos do campus de Fortaleza); Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Controle e Automação (Maracanaú); Engenharia Ambiental e Sanitária (Quixadá) e Nutrição (Limoeiro do Norte).
Além desses, quatro cursos foram avaliados com conceito 3, considerado na média pelo Inep. Catorze formações do IFCE foram selecionadas para participar do Enade e tinham estudantes concluintes em novembro de 2019 (período de aplicação da prova), pré-condição para que sejam efetivamente avaliados. Ao todo, 588 estudantes concluintes foram inscritos para realizar o exame.
Segundo o pesquisador institucional da Pró-reitoria de Ensino, Deivison Rodrigues de Almada, a participação do IFCE no Enade pode ser avaliada positivamente. Ele ressalta que a instituição tem desenvolvido estratégias para ampliar a identificação dos estudantes com o exame, que é um indicador específico dos cursos de graduação, mas que compõe outros indicadores, como o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) - este último se refere à instituição de forma geral.
Mais sobre o Enade
O Enade é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional constituem o tripé avaliativo do Sinaes; os resultados destes instrumentos avaliativos permitem conhecer, em profundidade, o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior de todo o Brasil.
Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria