Notícias
Cursos “in company” são ações sistêmicas no IFCE
Um investimento em capacitação de pessoal que tem sido reforçado pelos saldos positivos experimentados pelo Instituto Federal do Ceará são os cursos “in company”, os quais vêm sendo realizados como ação sistêmica da pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap). Essa modalidade de capacitação de fundamenta em treinamentos voltados para grupos de uma mesma instituição com o objetivo de maximizar os resultados comuns.
No ano passado, foram contratados mais sete cursos “in company” pela Proap visando ao treinamento dos servidores que atuam nas áreas de administração e de planejamento dos campi do IFCE. A perspectiva é treinar aproximadamente 210 profissionais até o final de abril deste mês de abril de 2016, de modo a atingir todas as unidades em funcionamento da instituição.
As temáticas dos cursos elencados foram Formação de Pregoeiro e o Sistema de Registro de Preços (SRP); Planilha de Custos e Formação de Preços; Modelagem e gestão de Processos; Processo Administrativo Punitivo e Recursos em Licitações; Gestão de Frotas; Gestão Sistêmica de Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública; e Elaboração de Termo de Referência e Editais de Licitação.
Desde 2013, a Proap tem realizados cursos “in company” para servidores da área de administração, lotados na reitoria e nos campi. Os cursos já realizados abordaram temas como Licitações, Fiscalização e Gestão de Contratos, Planejamento Estratégico, Fiscalização de Contratos de Obras de Construção Civil, entre outros.
Para o pró-reitor Tássio Lofti, “a importância de ações desta natureza reside na possibilidade dos servidores tratarem das vivências inerentes ao IFCE com o facilitador do treinamento, dirimindo as dúvidas comuns a todos, levando também a possibilidade da padronização das ações administrativas em toda a rede”. Lofti ressalta que “desde 2013, essa ação tem sido estratégia na instituição com o intuito de capacitar os servidores e de difundir o fortalecimento da gestão do conhecimento na área administrativa”.
Deborah Sampaio - reitoria