Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Comissões do MEC visitam Sobral e Fortaleza
conteúdo

Notícias

Comissões do MEC visitam Sobral e Fortaleza

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Processo de recredenciamento passa pela última fase com visita a dois campi
última modificação: 16/08/2017 15h48

O recredenciamento do Instituto Federal do Ceará (IFCE), iniciado em 2013, quando do cadastramento no Sistema e-MEC, receberá comissões de especialistas do Ministério da Educação (MEC) nos campi de Sobral e de Fortaleza no período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2017.

O recredenciamento é um trabalho no qual são avaliados cinco eixos: planejamento e avaliação, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Para a diretora de Administração Acadêmica do IFCE, Antônia Lucivânia de Sousa Monte, o momento é importante e requer a colaboração de toda a comunidade acadêmica: "Alunos, docentes e técnicos administrativos participam desse processo. Durante as visitas, as comissões entrevistam, colhem depoimentos. Então, é importante conhecer os detalhes do processo", afirmou.

O recredenciamento tem caráter regulatório e avaliativo cujo objetivo é o de verificar se as instituições de ensino superior estão atendendo aos padrões de qualidade necessários para a continuidade da oferta dos cursos. Após a avaliação, a comissão atribuirá conceito final de 1 a 5, onde a nota 3 indica conceito de qualidade “suficiente”, a nota 4 representa o conceito “muito bom” e a nota 5 conceito “excelente”.

Para esclarecer como ocorre o processo de avaliação e o papel de cada um dos membros da comunidade acadêmica, o Departamento de Comunicação Social da Reitoria produziu uma animação contando o passo a passo do recredenciamento. 

Os campi de Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte e a Reitoria também já receberam comissões de avaliadores. Ao final de todas as visitas, o MEC fará uma média das notas atribuídas às unidades para chegar à média geral do IFCE.