Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Comissão Disciplinar comemora tranquilidade nos JIFs 2018
conteúdo

Notícias

Comissão Disciplinar comemora tranquilidade nos JIFs 2018

ESPÍRITO ESPORTIVO

Foram registradas poucas ocorrências até o momento
última modificação: 22/10/2018 13h42

O presidente da Comissão Disciplinar da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2018, o professor Elber Ribeiro Gama, avalia como tranquila essa edição do evento. As ocorrências registradas foram, segundo o professor, de baixa complexidade e apontam para um cenário de normalidade nos jogos deste ano.

“Isso nos deixa muito felizes, porque se temos menos processos chegando à Comissão Disciplinar é sinal de que a perspectiva de espírito desportivo e disciplina que esperamos está implementada nos jogos”, revela Elber Ribeiro. O presidente esclarece, entretanto, que há expectativa de aumento das casos com início da fase eliminatória das competições, relacionadas em geral à insatisfação com resultados e arbitragem.

Os casos analisados pela Comissão Disciplinar são os mais diversos. “Em geral, há ocorrências registradas durante a prática desportiva, na torcida, na hospedagem ou nos alojamentos. Nessa edição tivemos apenas na prática desportiva e na torcida”, relata o presidente, resguardando o sigilo das ocorrências.

Elber Ribeiro lembra que é dever de todos os participantes, ao tomar conhecimento de qualquer fato que fira os princípios dos Jogos, entrar com termo de denúncia junto à Comissão Disciplinar para análise do caso e adoção das providências, se necessário. O órgão se reúne diariamente para deliberar sobre as questões formalizadas. Os membros da Comissão transitam no local, avaliando o andamento do evento.

Comissão Disciplinar

A Comissão Disciplinar é composta por cinco membros escolhidos de forma colegiada pelo Cojif. Compete ao órgão apreciar, julgar e encaminhar infrações administrativas, disciplinares e técnicas, quando relacionadas ou cometidas durante os jogos. É também competência da comissão julgar questões pertinentes às normas regulamentares e disciplinares ou a princípios de ética desportiva, dentro ou fora das competições.