Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Chips para acesso à internet serão substituídos em janeiro
conteúdo

Notícias

Chips para acesso à internet serão substituídos em janeiro

ENSINO REMOTO

Campi receberão dispositivos ao longo do mês; alunos deverão seguir cronograma de cada unidade para pegar os novos simcards
última modificação: 12/01/2021 14h41

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) informa que os novos chips para acesso à internet disponibilizados aos estudantes da instituição em situação de vulnerabilidade social serão entregues aos campi ao longo do mês de janeiro. A partir de então, cada campus comunicará à sua respectiva comunidade discente a data de entrega dos dispositivos, considerando o calendário acadêmico local.

Os atuais chips terão o seu funcionamento interrompido a partir deste domingo, 27, por conta da impossibilidade de prorrogação do contrato de serviços móveis pessoais com a operadora TIM. A empresa solicitou reajuste no contrato atual com o IFCE sem comprovar a necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro, como legalmente previsto, razão pela qual não restou outra alternativa ao Instituto a não ser optar pela não prorrogação do contrato vigente.

Os novos chips a serem entregues fazem parte do Projeto "Alunos Conectados", do Ministério da Educação (MEC) junto à Rede Nacional de Pesquisa (RNP), cuja meta é oferecer conectividade aos alunos em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de Covid-19 por meio da operadora Claro S/A. O serviço a ser prestado a partir de janeiro terá as mesmas características do atual contrato.

Até 20 mil chips começaram a ser distribuídos aos estudantes de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação do IFCE sem acesso à internet e em situação de vulnerabilidade social desde o último mês de agosto como alternativa para auxiliar na viabilidade do ensino remoto durante a pandemia. As aulas presenciais no Instituto foram suspensas em 16 de março, devido aos primeiros casos do novo coronavírus no Ceará, e, desde maio, substituídas por atividades online.

A suspensão dos serviços de acesso à internet por meio dos chips a partir de 27 de dezembro não impactará no desenvolvimento dos atuais semestres letivos, pois todos os campi do IFCE se encontram em recesso letivo de fim de ano, o qual será seguido de um período de férias docentes. As aulas reiniciarão entre a terceira semana de janeiro e o dia 1º de fevereiro, conforme o calendário de cada campus, de forma que, até lá, todos os campi terão tempo hábil para entregar os novos chips aos discentes.

Comunicação Social - reitoria