Notícias
Campi de Boa Viagem e Paracuru são inaugurados
EXPANSÃO
Em um ato único, realizado nesta segunda, dia 9, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff inaugurou 41 novos campi de 21 institutos federais, entre os quais dois do IFCE: Boa Viagem e Paracuru, que passam a ofertar cursos neste ano. Uma agenda de entrega oficial das novas unidades para a população está sendo desenvolvida pelo instituto cearense em conjunto com as prefeituras.
O evento “Educação – Avanços e Conquistas”, em Brasília, contou com a presença de reitores e diretores das instituições da Rede Federal, de representantes de movimentos sociais, de parlamentares e de entidades ligadas à educação.
O reitor Virgílio Araripe, que participou da solenidade, afirmou se tratar de um momento histórico para os institutos federais e, em especial, para o IFCE: "é importante destacar o trabalho social que a educação promove na vida das pessoas. Com Paracuru e Boa Viagem vamos ampliar ainda mais as oportunidades para a população sem que se tenha de deixar a terra natal", enfatizou. Os professores Toivi Mashi e João Paulo Acelino, diretores dos novos campi do IFCE, também prestigiaram o ato solene.
Já o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, a inauguração dos novos campi é o reconhecimento do avanço da educação profissional no País. “Os institutos federais são de alcance de todos os brasileiros. É uma política educacional que está mudando o Brasil e que vive um processo de expansão”, frisou.
Em seu discurso, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, enfatizou as políticas de acesso, de permanência e de inclusão. “Hoje temos mais de um milhão de matrículas nas instituições da Rede Federal, oferecendo aprendizado de qualidade para que os estudantes possam se inserir no mercado de trabalho”, pontuou.
Foram inaugurados campi dos institutos federais do Acre (Ifac), de Alagoas (Ifal), Baiano (IF Baiano), de Brasília (IFB), Catarinense (IFC), do Ceará (IFCE), Farroupilha (IF Farroupilha), Goiano (IF Goiano), de Goiás (IFG), do Maranhão (IFMA), de Mato Grosso do Sul (IFMS), de Mato Grosso (IFMT), de Minas Gerais (IFMG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Paraná (IFPR), de Rondônia (Ifro), do Rio Grande do Sul (IFRS), de São Paulo (IFSP), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Triângulo Mineiro (IFTM).
Com isso, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica passa a contabilizar 603 unidades em todo território nacional.
Com informações do portal.confi.org.br