Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Bienal Internacional de Música se consolida na instituição
conteúdo

Notícias

Bienal Internacional de Música se consolida na instituição

Transmissão foi realizada por meio de plataforma específica para o evento
última modificação: 01/12/2020 21h50
Transmissão foi realizada por meio de plataforma específica para o evento

Transmissão foi realizada por meio de plataforma específica para o evento

A segunda edição da Bienal Internacional de Música do Instituto Federal do Ceará Paulo Abel do Nascimento (Bimus-IFCE), título em homenagem ao ex-regente do coral da instituição – também sopranista e contraltista cearense falecido na década de noventa – ocorreu de 26 a 28 de novembro, tendo se consolidado como importante evento artístico cultural organizado pelo instituto.

Foram três dias de apresentações, oficinas, webinars, palestras e mostras de trabalhos científicos sob a temática “Dimensões investigativas sobre educação musical e criação artística em tempos de pandemia”, realizados com a participação de artistas nacionais e internacionais, incluindo servidores do IFCE ligados aos cursos técnicos e superiores da área de música de diversos campi.

Segundo a coordenadora do evento, Lia Venturieri, também docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Música do campus de Itapipoca, a equipe organizadora iniciou os trabalhos em fevereiro deste ano, mas, diante do cenário da pandemia da Covid-19, teve que adaptar a realização da bienal na modalidade totalmente remota, por meio de plataforma específica.

“Essa segunda edição foi bem peculiar, diferente e marcante. Desde a organização até a realização efetiva da bienal, todas as contribuições foram feitas de modo on-line. Conseguimos articular tudo com um envolvimento inteiramente remoto. Todos estiveram juntos, se empenhando para que o evento pudesse ser uma realidade e obtivemos muito êxito”, diz Lia.

A pró-reitora de Extensão (Proext) e membra da comissão organizadora da bienal, Zandra Dumaresq, reforçou o desafio: “Esse ano foi bem mais desafiador, pois tivemos que formatar toda a programação do evento para o modo on-line o que, no entanto, proporcionou que muito mais pessoas pudessem participar, tanto do Ceará, como do Brasil e do mundo”

A equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) da reitoria do IFCE também teve papel fundamental no planejamento e na organização, tendo sido responsável pela criação de uma plataforma específica para a transmissão, ao vivo, da bienal, por meio da qual os participantes puderam garantir a presença com certificação, ao final do evento.

Toda programação da bienal continua acessível aos interessados, podendo ser assistida no canal oficial do IFCE, no YouTube. São quase 20 vídeos dispostos com as apresentações completas, cujas imagens foram transmitidas diretamente de palcos de teatros e de estúdios, além de ambientes preparados especificamente para garantir a qualidade da participação dos artistas.

Deborah Sampaio – Reitoria