Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Bienal: IFCE e IFES unem-se para celebrar o jazz
conteúdo

Notícias

Bienal: IFCE e IFES unem-se para celebrar o jazz

ATRAÇÕES MUSICAIS

Cearenses da Big Band Jazz A7 e capixabas da Orquestra Pop e Jazz vão se apresentar na Reitoria
última modificação: 23/11/2018 17h15

Não dá para negar que o jazz, tem um público cativo. Sua profundidade como expressão musical atrai cada vez mais adeptos, e esse estilo não poderia ficar de fora da I Bienal Inernacional de Música do Instituto Federal do Ceará - Paulo Abel do Nascimento, que será realizada de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2018.

O estilo será prestigiado em diversos momentos da programação - sobretudo por duas das atrações musicais confirmadas, que representam um interessante intercâmbio de experiências entre dois Institutos Federais: a Big Band Jazz A7, do próprio IFCE, e a Orquestra Pop e Jazz IFES.

A BB Jazz A7 se apresenta na abertura da Bienal, às 18h do dia 29 de novembro, na praça Carlos Câmara, da Reitoria do IFCE. A banda instrumental é formada por músicos do curso Técnico em Instrumento Musical, dos cursos de Extensão em Música do IFCE e da comunidade de Fortaleza. Liderado pelo professor Edson Távora, o grupo tem em seu repertório nomes como Duke Ellington, Herbie Hancock, Hermeto Pascoal e até mesmo Luiz Gonzaga.

“Nosso concerto tem muita diversidade entre a música brasileira e o jazz. Vamos ter também algumas improvisações dos alunos, introduzindo um pouco da parte didática no concerto: falamos ao público do que acontece no palco, para que todos entendam melhor o que queremos transmitir”, adiantou o professor Edson Távora, em meio aos últimos ajustes para a apresentação no evento. Fazem parte da Big Band: Felipe Gifonni. Eliakim Oliveira, Joel Silva, Gabriel Brandão, Luã Mesquita, Gabriel Silva, Orlei Mapurunga, Alex Gomez, Michael However e David Brito.

Parceiro na realização da Bienal, o Instituto Federal do Espírito Santo será representado pelo talento da a Orquestra Pop e Jazz, que sobe ao palco às 18h do dia 1º de dezembro, na Reitoria. O grupo começou em 1985, ainda como Banda de Música da então Escola Técnica Federal do Espírito Santo.

De lá para cá, muita coisa mudou. Tanto o Instituto quanto a banda cresceram – hoje são cerca de 50 integrantes, que ajudaram a sedimentar uma sonoridade própria, marcante, resultado de uma mistura muito bem afinada: Guitarras, piano, flautas, gaita, viola, sintetizadores, violões, diversos instrumentos de percussão, entre outros.  “A estrutura da Pop Jazz é de uma Big Band clássica com instrumentos afro e brasileiros. Acredito que nossa formação é única. Em Fortaleza apresentaremos uma coletânea do que fizemos em apresentações como o Festival Internacional de Inverno em Domingos Martins (ES)”, adiantou o professor Célio Paula da Costa, fundador do grupo.

Saiba mais sobre a nossa bienal. Visite o site https://ifce.edu.br/bienal/

Big Band Jazz A7

Big Band Jazz A7: pratas da casa prometem encantar o público

Orquestra Pop e Jazz  Orquestra Pop e Jazz: mistura de sons que deu muito certo