Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > JIFs disponibilizam serviço de saúde aos atletas
conteúdo

Notícias

JIFs disponibilizam serviço de saúde aos atletas

MULTIDISCIPLINAR

Mais de 20 profissionais de saúde atuam durante todos os dias do evento
última modificação: 20/07/2017 16h03

Médicos, dentistas, fisioterapeutas, profissionais de enfermagem e uma UTI móvel estão atuando para cuidar da saúde clínica de todos os participantes da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais, etapa Nordeste, que estão sendo disputados até domingo em Fortaleza (CE), no Centro de Formação Olímpica, com organização do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

A enfermeira Isadora Marques, do IFCE de Acaraú, conta que até agora os principais casos atendidos no Espaço de Saúde dos Jogos são: as pequenas viroses e desconfortos na garganta, causados pelo cansaço da viagem; e as lesões musculares entre elas as contusões e estiramentos.

Quem deu uma passadinha no departamento médico foi a atleta do futsal feminino do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Rute Ferreira, com uma distensão muscular. A jogadora já havia recebido os primeiros procedimentos e estava esperando a avaliação da fisioterapeuta. A atleta acredita que vai dá para continuar na competição. A jogadora é só elogios para o atendimento da equipe médica. “Sensacional, atendimento ótimo. Espero continuar nos jogos”, cometa Rute.

Atendimento de saúde

Todos os participantes dos jogos: atletas, público externo e organização têm atendimento médico a disposição. Ao procurar ou ser encaminhado para o atendimento médico, que tem sala localizada no segundo piso, em frente a quadra de vôlei, o paciente passa por uma triagem, feita por um enfermeiro. Em seguida, se for preciso, são feitos os procedimentos necessários, como, por exemplo curativos e imobilizações e, se o atendimento demandar um procedimento mais complexo, o paciente é encaminhado para o hospital.

Durante todos os dias do evento, sempre no horário dos jogos, uma UTI Móvel fica a disposição para primeiros socorros e remoção hospitalar. Para os estudantes e integrantes de delegações que estão passando a noite no Centro de Formação Olímpica (CFO), dois profissionais de saúde, que acompanham as delegações, estão de alerta para atendimentos urgentes.

Serviço:
O Centro de Atendimento Médico fica localizado no segundo andar, em frente a quadra de vôlei.

Por Saulo Rego

registrado em: , ,