Notícias
Arbitragem nos JIFs envolve mais de 200 profissionais
REGRAS E CONDUTA
A etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais, que está sendo disputada em Fortaleza até o próximo domingo, 23 de julho, com organização do Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem um cuidado especial com a arbitragem. Segundo o professor Edson Bolívar Simas, responsável pela organização da arbitragem, toda a competição teve como evento teste os “Jogos Sub-19 do IFCE” realizados em maio deste ano, também no Centro de Formação Olímpica do Ceará
“Pegamos federações e associações. Ao término fizemos avaliações, com a coordenação do evento e verificamos os ajustes a serem feitos. Todas as entidades foram muito solícitas e a parceria deu certo. Até o momento não temos tido nenhum problema”, comenta o Edson Bolívar Simas.
Organização elogiada
Há 28 anos como arbitro de Judô, aspirante ao quadro internacional sul-americano da arbitragem da modalidade, Wellington Sousa Soares Filho elogia a organização dos Jogos. Segundo ele, que também já arbitrou os Jogos Escolares Nacionais, a competição assinada pelo IFCE está com o padrão do nível exigido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Da sala de aula para arbitragem
O estudante Matheus Albuquerque, do curso de bacharelado de Engenharia Mecatrônica, do campus de Fortaleza já foi atleta do IFCE e hoje está do outro lado, o da arbitragem. “Eu já era atleta de basquete há um bom tempo e conheci a arbitragem por meio de pessoas do IFCE”, relembra Matheus.
Ele conta que atuar nos JIFs está sendo uma experiência maravilhosa. “Eu já joguei esse evento e poder voltar a estar neste ambiente é muito bom, agora como arbitro”.
Por Saulo Rego