Notícias
Aluno do IFCE Juazeiro é destaque no atletismo
JIF 2023
José Johnes ingressou no atletismo em 2019 (Foto: Com. Social IFCE-Juazeiro)
Não é novidade que José Jhones Santos de Alcantara, aluno do segundo semestre da graduação em Educação Física do IFCE - campus de Juazeiro do Norte, "é o cara", como diz um colega nas redes sociais, comemorando a última conquista do atleta. Jhones coleciona 60 medalhas em provas de atletismo, começou a participar de corridas de rua aos 12 anos e, depois disso, foi pura evolução.
Fã do reggae de Bob Marley, o estudante começou no atletismo em 2019 na equipe da Associação Escolinha de Atletismo Soldadinho do Araripe (AEASA), entidade sem fins lucrativos que propõe a inclusão social de crianças e adolescentes da região do Cariri por meio do esporte. “Eu já participava de corridas de rua e, inicialmente, comecei por curiosidade, sempre gostei de vários esportes”, diz.
Jhones explica que as medalhas de ouro conquistadas nas provas de 800m e 1500m na etapa regional (JIF Nordeste) dos Jogos das Instituições Federais significaram o recomeço da sua trajetória. “Representam para mim um renascimento no atletismo, porque, este ano, eu não estava apresentando bons resultados nas competições, chegando a achar que estava ficando tarde para voltar a ter boa performance; vencer essa fase me mostrou que eu estava errado”, comemora.
Agora José Jhones se prepara para o novo desafio: a etapa nacional dos JIF. E não economiza esforço. Quando tem aulas em dois turnos, só consegue treinar no horário de meio-dia, na rua perto de casa ou na pista de atletismo do campus de Juazeiro. “Tenho treinado com orientações dos meus técnicos, mas tem dia que eu não estou conseguindo por conta do tempo que está muito corrido. Minha expectativa é superar as minhas marcas da etapa passada, apresentar um bom resultado e, consequentemente, trazer alguma medalha para o IFCE”, conta.
Para o atleta, a prática oferece várias conquistas que vão além das medalhas. “O esporte me tornou uma pessoa mais disciplinada; no esporte, você aprende a respeitar as outras pessoas, e aprendi também que a vitória vai do primeiro colocado ao último, todos temos vitórias pessoais, e respeito muito isso”, destaca.
Sheyla Graziela – campus Juazeiro do Norte