Notícias
Aluna do IFCE leva pauta sobre turismo acessível a evento internacional
NO CHILE
Iniciação à pesquisa é um dos pilares do IFCE que, por meio de várias ações, estimula a participação dos alunos nesse processo. Um dos exemplos recentes é o da estudante Cybelle Aires, aluna do quarto semestre do curso superior de Turismo do campus de Fortaleza. Ela acaba de voltar do Chile onde participou do IX Congreso Latinoamericano de Investigación Turística, apresentando os resultados de sua pesquisa sobre turismo acessível na capital cearense. Seu esforço individual foi decisivo para ir ao evento. Uma das recompensas é que seu artigo vai integrar um livro.
Com o trabalho intitulado “Turismo Acessível: uma Análise da Acessibilidade de Oito Atrativos Turísticos Culturais da Cidade de Fortaleza”, Cybelle compartilhou sua pesquisa no painel Tendências Emergentes do Turismo, dentro do congresso, no último 10 de novembro na cidade chilena de Valdivia. A aluna realizou o estudo durante o período de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), via Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), entre setembro de 2021 e setembro de 2022. A aluna foi orientada na pesquisa pelo docente Antônio Cavalcante de Almeida, professor de Sociologia do IFCE Campus Fortaleza.
Parte das despesas foi bancada pela própria aluna, o que demonstra o esforço que a mesma fez e sua participação expressiva para tornar concreto seu objetivo de ir ao evento. “A experiência foi ímpar desde o início. É uma imensa alegria poder compartilhar essa vivência, pois, além da satisfação pessoal, do intercâmbio cultural, foi uma troca de experiências e muito aprendizado”, comentou a pesquisadora, destacando ainda a motivação para elaborar novos trabalhos na área.
"É a minha primeira bolsista Pibic-Funcap, no meu tempo de casa no IFCE Campus Fortaleza, atravessando fronteiras. Todo o sucesso a ela pela garra, esforço e determinação em terras chilenas", disse o professor Antônio Cavalcante, felicitando a estudante.
Sobre o artigo
No trabalho, Cybelle avaliou se oito dos atrativos turísticos culturais de Fortaleza oferecem suporte e acessibilidade às pessoas com deficiência física, visual e auditiva. Também teve como objetivo realizar um diagnóstico e levantamento sobre a acessibilidade no que se refere à infraestrutura, sinalização e serviços dos atrativos.
Busca propor ainda soluções, a fim de otimizar e apoiar a adequação dos espaços, como forma de proporcionar mais autonomia e liberdade aos turistas e visitantes. A escolha do tema foi a partir da percepção de que, mesmo com as leis e normas vigentes acerca da acessibilidade, ainda é um desafio nos espaços, nos equipamentos e na cadeia turística do Brasil.
Seu artigo vai virar capítulo do livro argentino “Turismo en Tiempos de Cambio, Los desafíos del siglo XXI”, que estará disponível a partir de fevereiro de 2023. “Reforço a ideia de que os alunos possam elaborar artigos; possam se engajar em algum projeto de pesquisa; participar de eventos nacionais ou internacionais e vivenciar experiências além da sala de aula. Barreiras sempre irão existir, mas diante dos sacrifícios, há o retorno e a satisfação pessoal. Levarei para a vida”, frisou Cybelle Aires.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria