Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Neabi realiza Jornada de Aquilombamentos
conteúdo

Notícias

Neabi realiza Jornada de Aquilombamentos

NOVEMBRO NEGRO

O evento tem início nesta sexta-feira, 6, de forma online
última modificação: 06/11/2020 10h26

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFCE promoverá, a partir desta sexta-feira, 6, o evento “Jornada de Aquilombamentos”; cujo tema será: “A gente combinamos de não morrer: Resistências a partir dos Neabis”. As atividades se darão de forma online, com a realização de mesas redondas, onde serão discutidos assuntos relacionados ao tema principal.

A Coordenadora do Neabi de Paracuru, Iara Saraiva, enfatizou a importância de se discutir o sobre o assunto e explicou a escolha do tema. “Esse título faz uma referência direta a um conto, presente na obra Olhos D’água da escritora Conceição Evaristo. E aquilombar carrega esse sentido de uma construção coletiva, frente aos ataques estruturais sofridos pelo povo negro, indígena, e comunidades tradicionais no geral”.

As transmissões serão realizadas através do canal no YouTube do Neabi campus Paracuru do IFCE (neabi.paracuru IFCE). Haverá emissão de certificado para os participantes. Além do dia 6 de novembro, o evento conta com programação para os dias 13, 20, 26 e 27 deste mês. As inscrições podem ser feitas através de formulário disponível aqui.

Serviço

Jornada de Aquilombamentos

Tema: A gente combinamos de não morrer: Resistências a partir dos Neabis

Programação

06/11-18h

Mesa redonda “Diretrizes para as relações étnico-raciais: possibilidades de um currículo antirracista”, com Eliane Santos, Professora de Etnomatemática (Unilab/campus Malês) e; Wilma Quadé, Bacharela em Humanidades, Acadêmica de Sociologia, Embaixadora da Juventude da ONU, Redatora voluntária na Youth for Human Rights Brasil, Poetisa e Ativista dos Direitos Humanos e Professora (Unilab/Campus da Liberdade)

YouTube NEABI Paracuru

Mediadora: Prof. Renivaldo Sodré (NEABI Tabuleiro do Norte)

13/11-14h

Mesa redonda “Educação musical: uma questão de raça”, com o Professor de Percussão Cléber Moreira (NEABI Canindé) e; Marcos Santos, Músico, Educador e Pesquisador de musicalidades africanas e afrodiaspóricas

YouTube NEABI Paracuru

Mediadora: Profa. Valéria Correia (NEABI Crateús)

20/11- (16h - 17h30)

(CONNINP)

Mesa redonda “Pesquisa, ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente”, com Bárbara Carine, Professora de Química (UFBA); Nicéa Amauro, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras - ABPN e Professora de Química (UFU) e; Henrique Cunha, Professor da UFC

Transmissão de responsabilidade do CONNINP

Mediadora: Tatiana Paz (NEABI Baturité)

26/11- 19h

Mesa redonda “Ações afirmativas: a construção do ser Negro”, com a Profa. Dra. Rafaella Florêncio, Coordenadora do NEABI Canindé e; Izabel Acioly, Mestra em Antropologia Social (UFSCar) e graduada em Ciências Sociais (UFC)

YouTube NEABI Paracuru

Mediador: Aterlane Martins (NEABI Quixadá)

27/11 (16h - 17h30)

Mesa redonda “Racismo ambiental: territórios vulnerabilizados e estratégias de resistência”, com Jeovah Meireles, Professor do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFC e Membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental; Eliete Paraguassu, Marisqueira, Pescadora e Quilombola (BA); Ezequiel Tremembé (Itapipoca/CE)

YouTube NEABI Paracuru

Mediadora: Profa Iara Saraiva (NEABI Paracuru)

Brenow Muniz (colaborador) – Comunicação/Reitoria