Notícias
Natação encerra com recordes batidos
JIF 2023
As provas da natação na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais terminaram na noite desta sexta, 27, com seis recordes batidos. Foram 28 provas, com mais de 80 medalhas distribuídas e dez estados representados.
"É uma das maiores competições que a gente já realizou, em número de atletas, diversidade e recordes batidos", conta o coordenador da modalidade, Gustavo Bernhard. Ele destaca também que o nível técnico da competição vem aumentando a cada ano: "A gente consegue fazer um parâmetro de uma melhora significativa dos tempos e dos resultados. Houve uma disputa mais acirrada entre os institutos e isso mostra que há uma evolução em relação ao tempo e a dedicação de atletas e técnicos".
Para os atletas, a experiência foi enriquecedora. Julia Helena Rauad, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, levou quatro ouros individuais, com quatro recordes do campeonato: "Foram ótimos resultados, tanto em equipe quanto individual. É uma experiência incrível participar de um brasileiro nesse nível". A equipe feminina do IFRN foi a campeã geral da natação.
No masculino, a equipe campeã foi a do Colégio Pedro II, que contou com a participação de Nicolas Freitas, de 16 anos. Ele treina há apenas dois anos, mas também bateu recordes na competição. Velocista, Nicolas volta para o Rio de Janeiro com a bagagem carregada de medalhas: foram três ouros e duas pratas, além dos recordes dos 50 e dos 100 livre: "Para ter resultado em dois anos, tem que ter muito foco, dedicação. Treinar certinho todo dia e cuidar da alimentação também. É um processo. Ano passado eu também competi no JIF e consegui só uma medalha de revezamento e hoje já consegui muito mais".
O JIF foi a primeira competição nacional da Sofia Batista, também do CPII, que tem apenas 11 anos. Ela volta para casa com três medalhas de prata, duas de bronze e muita história para contar: "Foi muito divertido, é muito bom estar fazendo o que eu gosto, que é competir pela natação, junto com meus amigos e com meu professor".
Bernardo Lapoente, do CPII, também gostou bastante de participar da competição: "É um evento bem grande, que abrangeu o Brasil inteiro. Fiz amizades com o pessoal da natação e com os garotos do basquete do Rio Grande do Norte".
Ele tem 12 anos e veio acompanhado pela mãe, Laís Lapoente, que ficou super orgulhosa do desempenho do garoto: "Foi maravilhoso acompanhá-lo. É um ambiente muito bom, todo mundo com o mesmo propósito. Tenho muito orgulho dele. É maravilhoso ver nosso filho nadando e se superando".
Elogios à estrutura
O Centro de Formação Olímpica foi bastante elogiado por atletas, técnicos e familiares. Nesta edição do JIF nacional, os atletas tiveram a oportunidade de nadar em piscina longa pela primeira vez desde 2018, quando a etapa nacional também foi realizada no Ceará. "Fortaleza é muito acolhedora e o local é maravilhoso. A gente até fala que poderia ser todos os anos aqui, no sentido da infraestrutura que a gente tem a oferecer para os atletas", destaca o coordenador Gustavo Bernhard.
Os Jogos das Instituições Federais terminam neste sábado, 28, com as finais dos esportes coletivos. A próxima edição da etapa nacional será realizada em Alagoas.