Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Mais servidores têm jornada de trabalho flexibilizada
conteúdo

Notícias

Mais servidores têm jornada de trabalho flexibilizada

Novas portarias elevam o número de técnicos com jornada de 30 horas
última modificação: 16/12/2015 16h29
Posse de servidores na quadra coberta do campus de Fortaleza

Posse de servidores na quadra coberta do campus de Fortaleza

Um novo grupo de 16 servidores do IFCE passou a fazer jus à jornada de trabalho de 30 horas semanais.  A concessão foi oficializada pelo reitor da instituição, professor Virgílio Araripe, com a publicação de novas portarias (207/2015 e 280/2015), editadas após análise dos relatórios da Comissão Permanente Central de Flexibilização da Jornada de Trabalho (CPCJT).

Com a atualização da relação de servidores com direito à flexibilização, agora, 196 técnicos administrativos do IFCE poderão cumprir a jornada de 30 horas semanais. Os novos números apontam uma redução no quantitativo de servidores que devem cumprir o regime semanal de 40 horas (para o qual prestaram concurso público e foram nomeados) para 440, o equivalente a 40,8% do total de TAEs da instituição.

Esse percentual mostra que foi atingida a estimativa apresentada pela reitoria em novembro de 2014, por meio de nota oficial, de que o percentual de TAEs que deveria ter de voltar a trabalhar no regime de 40 horas seria de 40%. Conforme a reitoria estimou, a maioria dos técnicos administrativos não foi impactada pela portaria nº 1025/GR/2014.

Cabe ressaltar que 430 TAEs da instituição (40%) não podem ser beneficiados com a flexibilização da jornada de trabalho por possuírem cargo de direção ou função gratificada (336 servidores); jornada de trabalho diferenciada ou em regime de turnos e escalas (87 servidores); ou estarem cedidos para outros órgãos (7).

Apesar da estimativa da Reitoria já ter sido alcançada, o número de servidores com possibilidade de flexibilização poderá ser ampliado, pois uma nova comissão foi instituída para estudar as possibilidades de alterações na portaria nº 1025/GR/2014.

Além disso, buscando avanços na concessão da jornada de 30 horas, a Reitoria, a partir de sugestão feita por esta comissão, fez uma consulta formal à Controladoria Geral da União no Ceará sobre a possibilidade de ajustar o entendimento do conceito de público.

foto: Bruno Leonardo

Por Rebeca Casemiro - reitoria