Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Lançado Guia de Inclusão do Estudante com Deficiência Visual

Lançado Guia de Inclusão do Estudante com Deficiência Visual

ASSUNTOS ESTUDANTIS

A publicação compõe o terceiro volume da série “Conheça seus Direitos”, elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis
última modificação: 07/07/2017 10h00

O Guia de Inclusão do Estudante com Deficiência Visual compõe o terceiro volume da série “Conheça seus Direitos” e surgiu da intenção de orientar estudantes e servidores sobre condutas e posturas baseadas no paradigma da inclusão, cujo preceito estabelece que a sociedade deve se adaptar para atender às necessidades da diversidade de pessoas, indistintamente, inclusive das pessoas com deficiência. Centrado especificamente na convivência com a pessoa com deficiência visual, o guia direciona a sua abordagem para ações que promovam a acessibilidade atitudinal.

A publicação abrange quatro seções: a primeira faz uma breve reflexão acerca do contexto de conquistas dos direitos das pessoas com deficiência, pautando a legislação e políticas vigentes sobre o tema. A segunda parte traz informações sobre os estudantes com deficiência no IFCE e o trabalho desenvolvido pelos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas. A terceira seção apresenta ações norteadoras para situações corriqueiras vivenciadas no âmbito social. A quarta parte orienta o(a) docente a respeito de condutas adequadas em sala de aula e recursos para a promoção da inclusão efetiva do discente com deficiência visual em sala de aula.

Com versões impressa e digital em formatos padrão e acessível, a publicação contou com a colaboração de pessoas com deficiência visual como uma estudante do IFCE e colaboradores externos à instituição. Os formatos acessíveis abrangem versão com fonte ampliada e ilustrações áudio-descritas, bem como em Braille.

O IFCE

Conforme dados do Sistema Acadêmico da instituição coletados pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) com apoio da Pró-reitoria de Ensino, o IFCE possuia 407 estudantes autodeclarados com algum tipo de deficiência, matriculados no semestre 2016.2. Dentre os quais, 293 com deficiência visual.

Para lidar com os estudantes com necessidades especiais, o IFCE conta com 20 Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs), distribuídos pelos campi de Acaraú, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tianguá e Tauá.

Desde o ano de 2013, acontecem anualmente encontros dos NAPNES com o objetivo de discutir assuntos relativos à inclusão de pessoas com deficiência. Foi também em 2013, que institucionalizou-se uma Comissão Técnica para implantação das Políticas de Acessibilidade no IFCE. Cada núcleo é responsável por atividades ligadas à inclusão e à acessibilidade.