Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Lançadas mais três revistas científicas
conteúdo

Notícias

Lançadas mais três revistas científicas

Periódicos envolvem áreas das artes, das engenharias e da educação física
publicado: 30/01/2018 11h31, última modificação: 31/01/2018 11h34

No fim do ano, três novas revistas científicas foram lançadas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). São elas a Mopuã, das áreas de artes visuais, dança, teatro e música; a Journal of Mechatronics Engineering, que envolve diversas engenharias; e a Revista de Educação Física, Saúde e Esporte, relacionada à saúde e à educação física.

As revistas são resultados da iniciativa de pesquisadores do IFCE interessados em multiplicar o conhecimento no meio científico. Inicialmente, por meio de análise de viabilidade e de manutenção, os interessados elencam a equipe editorial e os fundamentos da revista. Depois, fazem requerimento formal para sua aprovação.

Segundo a coordenadora de Publicações Científicas e Tecnológicas do IFCE, Rebeca Gadelha, a instituição presta apoio com orientações sobre todo o processo de criação das revistas, incluindo a aquisição do Internacional Standard Serial Number (ISSN) e do Digital Object Identifier (DOI), que são registros identificadores das obras.

Tão logo as primeiras edições fiquem prontas, as publicações serão disponibilizadas em formato digital, podendo ser acessadas para leitura de forma gratuita, pela internet, tanto no site do IFCE quanto nos sistemas de editoração de cada uma delas. As submissões de artigos serão de acordo com as temáticas dos periódicos.

Rebeca Gadelha fala sobre a importância da ampliação do número de periódicos científicos no IFCE como modo de propagar os conhecimentos e as experiências dos pesquisadores: “Isso representa o estímulo à cultura da realização e da divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos discentes, docentes e técnicos administrativos”.

Deborah Sampaio - Reitoria

registrado em: