Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Itapipoca entra na luta contra Aedes aegypti

Itapipoca entra na luta contra Aedes aegypti

Alunos e servidores estiveram envolvidos em atividades de combate ao mosquito
última modificação: 22/03/2016 12h43

O campus de Itapipoca também está colaborando na luta contra os mosquitos transmissores das doenças: Dengue, Zika e Febre Chikungunya. Entre os dias 7 e 17 de março, servidores do campus desenvolveram uma campanha de combate ao mosquito, com o intuito de promover a reflexão entre estudantes e servidores sobre a importância das medidas de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Durante este período, foi realizado um circuito informativo nas áreas de convivência do campus, com pontos de parada em locais estratégicos, simulando como executar ações preventivas para combater a proliferação deste mosquito.
A campanha ainda contou com uma palestra, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Itapipoca, ministrada pelo médico Tiago Ponciano, profissional com experiência no atendimento à população atingida pelas doenças supracitadas.

A palestra teve repercussão positiva entre os estudantes. Eles relataram que foi uma oportunidade de esclarecimentos a mais sobre o assunto, como, por exemplo, diferenciar as três doenças e relembrar ações básicas de prevenção ao mosquito; dentre elas, tampar caixas d’água, guardar garrafas tampadas em local seco, limpar calhas e etc.

Outra atividade desenvolvida, desta vez sob a orientação da técnica em assuntos educacionais do campus, Sâmia de Oliveira, os estudantes conduziram stands com dinâmicas informativas sobre as doenças, partilhando o conhecimento com os colegas. “As ações foram executadas diretamente pelos estudantes, o que as tornam mais valorosas, uma vez que mostra o comprometimento e o engajamento dos nossos jovens na causa”, comentou Sâmia.

Por fim, a campanha teve seu encerramento marcado pela realização da gincana #euajudoassim, na qual estudantes mostraram suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, por meio de fotografias nas redes sociais. As fotografias mais curtidas e mais criativas foram homenageadas.

Michelly Barreto - Itapipoca