Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Intercambistas têm apoio e atendimento on-line
conteúdo

Notícias

Intercambistas têm apoio e atendimento on-line

Alunos em vivências acadêmicas no exterior pelo IFCE continuam tendo aulas
última modificação: 29/04/2020 15h24
Aluna Karoline Teixeira, do campus Maracanaú, em vídeo direto da França, onde faz intercâmbio acadêmico

Aluna Karoline Teixeira, do campus Maracanaú, em vídeo direto da França, onde faz intercâmbio acadêmico

Mesmo em um momento atípico de pandemia, o mundo tem buscado contornar as dificuldades com iniciativas que promovam a economia criativa, a educação, e o aperfeiçoamento profissional. Nesse contexto, a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) também tem trabalhado no sentido de garantir a continuidade de suas ações de intercâmbio dos seus alunos em vivências acadêmicas fora do país.

O IFCE Internacional e o Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec) contam hoje com 14 estudantes do IFCE no exterior, ao todo, em intercâmbio em instituições estrangeiras parceiras. Para acompanhar o dia a dia desses alunos, a Arinter tem intensificado o contato remoto para prestar orientações por meio de diversos recursos tecnológicos, inclusive disponibilizando números de WhatsApp para chamadas de voz e de vídeo.

“Temos mantido contato direto para intermediar o que for preciso. Monitoramos a situação e o desempenho dos alunos nesse momento crítico para dar total apoio. Vamos contornando as dificuldades, sempre receptivos ao que precisarem”, diz o assessor da Arinter Gutenberg Albuquerque Filho. Ele ressalta que o cenário tem trazido iniciativas inovadoras na educação com o reforço das aulas on-line por instituições de todo o mundo.

“A pandemia atingiu a todos. Países desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento tiveram que enfrentar essa crise mundial criando alternativas. No mundo acadêmico, as aulas presenciais foram afetadas e migraram para o modelo a distância. Foi um aprendizado generalizado. Algumas instituições avançaram no processo, outras tiveram que desenvolver plataformas, exigindo a adaptação de professores e também de alunos”, diz Gutenberg.

A estudante Karoline Teixeira, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus de Maracanaú do IFCE, está na França cursando Engenharia Civil na École Supérieure d'Ingénieurs des Travaux de la Construction de Caen (ESITCAEN), pelo Brafitec. Ela menciona que o ritmo continua com aulas a distância: “A instituição dá todo suporte para que tenhamos continuidade com as aulas on-line. O calendário não foi alterado”, garante.

Numa avaliação do panorama, o assessor da Arinter ressalta que o modelo de seleção dos alunos para os programas de intercâmbios pelo IFCE já se mostra como algo bastante favorável à escolha de estudantes capazes de enfrentar adversidades. “Temos percebido que são alunos maduros e preparados para vivenciar situações inerentes ao novo, à saudade e à distância, próprios das vivências estudantis internacionais”, afirma.

Segundo Gutenberg, ao longo de oito editais, foram mais de 130 alunos de diversos campi do IFCE enviados ao exterior para participarem de intercâmbios. Todos demonstrando boa conduta, trazendo excelentes resultados à instituição com a devida multiplicação do aprendizado recebido junto ao campus de origem. Logo, nesse momento, mesmo com tantas mudanças, certamente o sucesso desses alunos vai prevalecer.

Para tanto, a Arinter envolveu mais uma ação nos programas de intercâmbio em andamento pelo IFCE. Trata-se do acompanhamento dos alunos intercambistas pelas servidoras das áreas pedagógica e administrativa do setor, além de psicólogos dos campi do IFCE, numa atividade em parceria com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) – a qual também mantém contato direto com os estudantes por meio da equipe de assistentes sociais.

Deborah Sampaio - Reitoria