Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Instituto Federal do Ceará é o melhor do País em ranking internacional
conteúdo

Notícias

Instituto Federal do Ceará é o melhor do País em ranking internacional

Investigação foi desenvolvida por grupo do Ministério da Educação espanhol
última modificação: 08/03/2024 15h02

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi classificado como o primeiro instituto federal brasileiro no ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo dados da investigação realizada anualmente pelo Cybermetrics Lab, grupo vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC), o maior organismo público de pesquisa do país, ligado ao Ministério da Educação local.

Realizada há vinte anos pelo grupo espanhol, a pesquisa Webometrics Ranking of World Universities – Classificação Cibermétrica das Universidades do Mundo, em português – foi desenvolvida a partir da criação de um método de aferição de parâmetros com dados de instituições de ensino superior do mundo baseados na medição das atividades científicas indexadas na web, tendo como base os chamados indicadores cibermétricos.

Esses indicadores auxiliam na avaliação dos índices de desenvolvimento científico das organizações pesquisadas pelo Cybermetrics Lab, o qual atualmente classifica cerca de 31 mil instituições de ensino superior, envolvendo mais de 200 países nos estudos. Os dados da pesquisa deste ano apontam ainda o IFCE no 40º lugar entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e entre as duas mil melhores do mundo.

Além disso, está classificado como a sexta melhor do Nordeste. Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da instituição, Joélia Marques: “O destaque do IFCE numa investigação dessa natureza e importância demonstra o alcance das ações desenvolvidas pela PRPI, com apoio irrestrito da Reitoria, as quais refletem diretamente na melhoria dos nossos indicadores e da nossa visibilidade institucional”.

Para Joélia, o forte envolvimento do IFCE no universo da ciência e da pesquisa, reconhecido na investigação do Cybermetrics Lab, “é fruto também do intenso trabalho de produção acadêmica realizado nos programas de pós-graduação da instituição e às atividades de pesquisa e inovação que são realizadas diariamente em todos os nossos campi. Estamos muitos felizes com o resultado e esperamos crescer cada vez mais”, diz.

Pesquisadores da instituição também na lista dos melhores do mundo

O IFCE  logrou destaque ainda com 114 pesquisadores listados entre os melhores do mundo, segundo a edição deste ano do ranking AD Scientific Index, o qual se baseia no desempenho e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais de diversas instituições do mundo. Dos mais de 43 mil cientistas brasileiros citados na classificação, o instituto ficou em destaque com o 136º lugar.

No ranking das instituições públicas cearenses de ensino superior observadas pelo AD Scientific Index, o IFCE alcançou o terceiro lugar no sistema, o qual classifica universidades e instituições a partir da análise da distribuição de cientistas mediante critérios como o número de citações em pesquisas, entre outros indicadores. Com isso, passam a compor o ranking de melhores universidades e instituições do mundo.

Dentro do IFCE, o pesquisador que lidera o ranking, é o servidor técnico administrativo Francisco Rogerlândio Martins Melo, enfermeiro do campus de Fortaleza que desenvolve estudos em saúde pública, epidemiologia, doenças tropicais negligenciadas, saúde global e doenças infecciosas. Depois dele estão os docentes do mesmo campus, Pedro Pedrosa Rebouças Filho e Ewerton Wagner Santos Caetano.

Para o reitor do IFCE, Wally Menezes, muito embora a instituição seja bastante jovem, com 15 anos de existência, “nós já nos posicionamos com destaques nos parâmetros de rankings internacionais. Com muito esforço institucional e dos pesquisadores, temos realizado pesquisas de grande impacto que vêm transformando a forma como a sociedade científica vê nossa rede de Institutos Federais”.

Deborah Sampaio e Cláudia Monteiro - Reitoria