Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Instituto adere ao programa Bolsa Permanência
conteúdo

Notícias

Instituto adere ao programa Bolsa Permanência

Estudantes de sete cursos serão beneficiados
última modificação: 25/02/2016 11h10

Os estudantes de sete cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) podem concorrer ao Programa Bolsa Permanência do Governo Federal, que busca minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os contemplados receberão bolsa de R$ 400,00, exceto os estudantes indígenas e os quilombolas, cujo valor será de R$ 900,00, em função de suas especificidades constitucionais. O aluno poderá acumular esse benefício com outras bolsas concedidas pelo IFCE, desde que o total recebido não ultrapasse o limite de 1,5 salário mínimo.

A adesão do IFCE ao Bolsa Permanência já foi homologada pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes que atendem aos requisitos do programa devem realizar o cadastramento pela internet. Em seguida, entregar, na recepção de seu respectivo campus, os documentos comprobatórios da renda familiar, que serão analisados por assistentes sociais.

Ao fim do processo, a Diretoria de Assuntos Estudantis confirmará a bolsa dos alunos junto ao MEC. Pelos critérios estabelecidos no programa, estarão aptos à concorrência alunos dos cursos de Educação Física (Canindé); Tecnologia em Mecatrônica e Tecnologia em Telemática (Fortaleza); Educação Física e Automação Industrial (Juazeiro do Norte); Nutrição (Limoeiro do Norte); e Engenharia Ambiental (Maracanaú).

Para concorrer, o interessado precisa possuir renda familiar per capita não superior a 1,5 salário mínimo; estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias; não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação para se diplomar; entre outras exigências. Mais informações pelo telefone (85)3401.2327.

Imagem: Programa tem o objetivo de garantir a permanência e a graduação dos alunos (foto: Bruno Leonardo)

Antonio Alencar - reitoria