Notícias
Instituições de ensino superior darão apoio ao Governo do Estado
COMBATE AO COVID-19
O reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Augusto Sales Araripe, participou, na tarde desta segunda (16), de reunião do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc), por meio de videoconferência. O grupo debateu os impactos das restrições impostas pelo coronavírus ao funcionamento das instituições de ensino superior no Ceará.
A reunião, conduzida pelo presidente do Cruc e reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior, também teve as presenças de Ricardo Ness, reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Roque Albuquerque, reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Jackson Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Izabelle Mont'alverne, vice-reitora da Universidade do Vale do Acaraú (UVA); e Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece). Por parte do IFCE, participaram também os pró-reitores de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda, e de Extensão, Zandra Dumaresq, além de representantes da Pró-reitoria de Ensino.
O principal encaminhamento é a disponibilização das estruturas (incluindo laboratórios) e dos profissionais dos cursos de saúde e áreas afins das instituições de ensino superior cearenses para auxiliar o Governo do Estado no combate à doença - o decreto do governador Camilo Santana suspendendo as aulas na rede estadual por 15 dias foi anunciado paralelamente à reunião dos reitores.
Formandos de cursos de Medicina e Enfermagem poderão ser requisitados também a colaborar nos atendimentos necessários. Além disso, as instituições ficarão em monitoramento e contato constante, acompanhando a evolução das medidas de contenção à doença no Estado e no País – o número de casos confirmados no Ceará aumentou para nove no fim da tarde desta segunda, conforme boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
"As pessoas estão assustadas com essa situação toda, e temos que contribuir para amenizar isso. Os protocolos estão bem divulgados, mas precisamos sistematizar as medidas. Parabenizo a atitude do Cruc. Nossas instituições de ensino tem um número considerável de pessoas que estão diretamente envolvidas em suas atividades, e precisam ser protegidas", comentou o reitor Virgílio Araripe.
O secretário Inácio Arruda agradeceu a postura das universidades: "Foi um encontro muito positivo. Vamos manter o nosso contato. Esses esforços farão com que fique em evidência o papel que essas instituições têm no nosso País. Ciência, conhecimento e tecnologia para responder a essa pandemia".
Dowglas Lima - reitoria