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Inep divulga indicadores de qualidade do ensino superior

IFCE teve 33 cursos avaliados, alguns com desempenho acima da média nacional
última modificação: 20/12/2018 09h47

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou indicadores de qualidade de cursos superiores. Os dados levam em consideração o Conceito Preliminar de Cursos - CPC (que observa quatro dimensões para avaliar a qualidade dos cursos de graduação); o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição - IGC (indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior); o Conceito Enade  (nota obtida no exame de avaliação de estudantes concluintes); e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado - IDD (mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes).

Os números divulgados são referentes ao ano de 2017, quando foram avaliados cursos de bacharelado e licenciaturas em Ciências Exatas e os cursos superiores de tecnologia em Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

A maioria dos cursos brasileiros nessas áreas, 52%, estão na faixa 3. O IFCE teve 33 cursos avaliados, nos seus mais diversos campi no estado. O destaque foi para a Licenciatura em Educação Física do campus de Limoeiro do Norte que obteve nota 5 no Enade e ficou acima da média do país. Também ficaram na faixa 4 os cursos de Ciências Biológicas do campus de Acaraú, Rede de Computadores do campus de Canindé, Ciência da Computação do campus de Maracanaú, e Engenharia Ambiental do campus de Quixadá.

Todos os quatro indicadores de qualidade da educação superior calculados pelo Inep são expressos em faixas, descritas em uma escala discreta crescente de valores de 1 a 5. Os números são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira e servem para análise do trabalho desenvolvido e planejamento das ações institucionais na busca da melhoria da qualidade do ensino superior ofertado.

No portal do Inep estão disponíveis as tabelas com os resultados dos conceitos.