Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE vai premiar melhores extensionistas
conteúdo

Notícias

IFCE vai premiar melhores extensionistas

EXTENSÃO

Inscrições para 1º Prêmio Anna Erika Ferreira Lima Meireles vão de 4 de setembro a 4 de outubro
última modificação: 28/08/2023 14h36

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou hoje (28) o edital do I Prêmio de Extensão Anna Erika Ferreira Lima Meireles, que vai destacar seus melhores extensionistas nas áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Para cada área haverá premiados em duas categorias:

Categoria servidores: primeiro lugar: escultura da Professora Anna Érika; emissão da portaria de elogio, com o registro da premiação no assento funcional da servidora, além de um certificado. Os segundo e terceiro lugares receberão certificação de menção honrosa;

Categoria estudantes: ao primeiro lugar, a escultura da Professora Anna Érika, além de um certificado. Os segundo e terceiro lugares receberão certificação de menção honrosa.

O objetivo do prêmio é prestar homenagem in memorian à professora Anna Érika Ferreira Lima Meireles pela defesa dos povos tradicionais e do meio ambiente, por sua luta antirracista e seu legado como pioneira na implantação e consolidação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs), além de fortalecer e visibilizar as ações extensionistas desenvolvidas no IFCE, em parceria com as comunidades do entorno dos campi, através de projetos que valorizam as trocas de saberes e o compartilhamento de experiências.

Poderão concorrer servidores docentes e técnicos administrativos e estudantes do IFCE que tenham promovido eventos, projetos, programas e cursos entre 2020 e 2023. Os interessados poderão se inscrever entre 4 de setembro e 4 de outubro (até as 16:00), através do preenchimento de um formulário de inscrição e submissão de Portfólio de Comprovação das ações extensionistas. A entrega da premiação será realizada a partir do dia 1º de dezembro.

Anna Érika Ferreira Lima Meireles (1984-2022) ingressou como professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará em 2008, tendo sido fundadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas na instituição e defensora incansável dos povos indígenas, da luta antirracista e dos direitos ambientais. Era doutora em Geografia (UFC - 2015), mestra pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UFC - 2008) e licenciada e bacharela em Geografia também pela UFC (2006). Deixou um legado significativo em diversas áreas.

Como docente, era ligada ao Departamento de Hospitalidade, Turismo e Lazer, além de professora permanente do Programa Associado em Ensino e Formação Docente (PPGEF/UNILAB-IFCE). Foi coordenadora do Programa de Doutorado Interinstitucional em Geografia (UFC-IFCE / 2020). Atuou na implantação do primeiro Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi-IFCE Campus Baturité - 2013). Coordenou o Neabi do campus Fortaleza (2018-2021). Era chefe do Departamento de Extensão Social e Cultural (DESC-PROEXT/IFCE) e desenvolvia pesquisas na área de Geografia Humana, Relações Étnico-Raciais, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Soberania Alimentar. Também foi Líder do Grupo de Pesquisa (Grupo Unificado de Estudos Turísticos e de Hospitalidade).

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE