Notícias
IFCE tem quarta patente de invenção concedida pelo INPI
INOVAÇÃO
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) conquistou o reconhecimento da patente de invenção para a pesquisa "REATOR FOTOCATALÍTICO DE MÚLTIPLAS REAÇÕES SIMULTÂNEAS", que apresenta um sistema apto à realização de reações induzidas por radiação luminosa na presença de um material fotoativo. Trata-se da quarta concessão de patente para a Instituição. O documento foi expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tem validade de 20 anos, a contar da data do depósito.
A pesquisa foi conduzida por Antônio Mateus Pires, egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus de Maracanaú, sob orientação do professor Bruno César, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis do IFCE e do Laboratório de Tecnologia em Processos Ambientais.
O processo fotocatalítico tem recebido atenção especial da comunidade acadêmica em função de sua versatilidade em campos de aplicação de intensa demanda, como a capacidade de degradação de contaminantes presentes em água e efluentes, bem como no âmbito da química fina com a conversão catalítica seletiva para produção de compostos de alto valor agregado. A fotocatálise é um processo que possibilita reações químicas a partir do uso de uma material, em geral um semicondutor, ativado por luz. Nesse contexto, o desenvolvimento da fotocatálise no âmbito das energias renováveis tem se intensificado, considerando a possibilidade do aproveitamento da radiação solar como fonte energética de ativação do catalisador.
Visando ao escalonamento do processo fotocatalítico, a presente patente tem como objetivo a otimização do processo fotocatalítico a partir da investigação da influência das variáveis que impactam o desempenho do processo. De modo inovador, o sistema reacional possibilita a execução de até oito reações de forma simultânea, permitindo o rápido levantamento das condições que maximizem a performance diante da reação desejada.
No contexto do hidrogênio verde, o grupo de pesquisa que desenvolveu o reator tem aplicado o sistema em estudos de otimização da composição química de novos materiais fotocatalíticos, bem como das condições reacionais que promovam maiores volumes de hidrogênio.
Patentes de invenção anteriores
As outras três patentes anteriores conquistadas pelo IFCE foram:
"Aperfeiçoamento introduzido em sensor de corrente com perturbação magnética em piezoeléctrico", cuja pesquisa foi conduzida pelos professores do IFCE: Múcio Costa Campos Filho, Manoel Henrique Bezerra Júnior, Agliberto Melo Bastos e o atual reitor José Wally Mendonça Menezes, além de Antônio Sergio Bezerra Sombra, Cauby Amorim Rodrigues Júnior e Antônio Jefferson Mangueira Sales, da Universidade Federal do Ceará (UFC);
"Sistema sinalizador de falhas de isoladores em estruturas de média e alta tensão utilizando ultrassom", desenvolvida pelos pesquisadores Elias Teodoro da Silva Júnior, Danilo Avilar Silva, Kaio Jonathas Alencar Gurgel, Francisco José Alves de Aquino, Antônio Ébano Rafael Machado de Oliveira, Ajalmar Rego da Rocha Neto, Andre Luiz Carneiro de Araujo, André Domingos Klein e Fredson Martins da Silva;
"Aperfeiçoamento introduzido em sensor óptico para medidas de altas correntes em geração e transmissão elétricas", realizada pelos pesquisadores Agliberto Melo Bastos, Antônio Sergio Bezerra Sombra e José Wally Mendonça Menezes, atual reitor do IFCE.
A diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFCE, estrutura vinculada ao Polo de Inovação IFCE, Sarah Mesquita, destaca que essa e outras pesquisas do IFCE podem ser encontradas na plataforma Vitrine Tecnológica - iniciativa hospedada no site do Polo. Lá, é possível consultar um amplo conjunto de projetos, a exemplo de depósitos de patentes de invenção e registros de software. Sarah detalha que o IFCE obtém "várias vantagens ao obter uma carta-patente para uma invenção", entre as quais: proteção legal, potencial comercialização, geração de receita, reputação, colaborações e parcerias, além de transferência de tecnologia.
O IFCE possui mais de 280 propriedades intelectuais registradas ou depositadas, que podem ser consultadas na Vitrine Tecnológica. Conheça a página do Polo de Inovação do IFCE, unidade que traz a marca de qualidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Lá, além de visitar a Vitrine Tecnológica, é possível também conhecer as ações de proteção da propriedade intelectual desenvolvidas no Instituto.
Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria