Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE recebe pedidos de certificação pelo Enem
conteúdo

Notícias

IFCE recebe pedidos de certificação pelo Enem

Candidatos podem solicitar certificado de conclusão do ensino médio
última modificação: 14/12/2015 11h23

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebe, a partir do dia 8 de janeiro, as solicitações de emissão de certificado de conclusão do ensino médio e de declaração de proficiência das áreas do conhecimento com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.O interessado pode fazer a solicitação em 22campi da instituição (à exceção de Umirim), por meio de requerimento próprio disponibilizado nas recepções, anexando a ele a documentação necessária.

Para obter o certificado de conclusão do ensino médio é preciso ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem. Além disso, é preciso ter alcançado o mínimo de 450 pontos nas quatro áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 500 pontos na redação. É necessário ter solicitado a certificação pelo Enem no ato da inscrição.

Ao solicitar o certificado, o interessado deve trazer boletim individual do Enem de 2012, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos que fizeram o alistamento militar), comprovante de residência com CEP atualizado, CPF e título de eleitor com comprovante de votação da última eleição (disponível em www.tse.gov.br). O IFCE terá até 30 dias úteis, a partir da solicitação, para emissão do certificado ou declaração.

Para adquirir a declaração parcial de proficiência – que possibilita ao aluno comprovar habilidade nas respectivas áreas de conhecimento­ –, além da documentação acima, o interessado deve ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem e ter atingido o mínimo de 450 pontos na área de conhecimento em que deseja obter declaração. Na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, também é preciso ter o mínimo de 500 pontos na prova de redação.

Juliana Braga - estaiária/reitoria