Notícias
Olimpíada de Ciências Humanas movimentará o Ceará
CONHECIMENTO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promoverá, no segundo semestre de 2019, a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE). O projeto do evento foi apresentado, nesta segunda-feira (11), ao presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e Inovação da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Evaldo Lima, que garantiu apoio institucional ao evento.
A OCHE deverá reunir estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do IFCE e de escolas públicas e privadas do Ceará. As inscrições estão previstas para começar em julho. O objetivo da iniciativa é incentivar alunos de todo o Ceará a pensar o Estado, por meio de conhecimentos relativos a áreas como História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Artes e Meio Ambiente.
Em reunião na reitoria do IFCE, o vereador Evaldo Lima elogiou bastante a iniciativa. “Precisamos ter um conhecimento do nosso Estado para darmos conta da complexidade da realidade atual. ‘Só seremos universais quando conhecermos e amarmos a nossa aldeia’”, disse, parafraseando o escritor e filósofo Leon Tolstói.
O parlamentar, que é ex-aluno do IFCE, elogiou a aproximação da instituição com o Município de Fortaleza, citando como exemplo a ampliação em 258% da quantidade de estudantes da rede municipal que ingressaram na instituição nos últimos quatro anos. “Vivemos um momento muito favorável dessa parceria”, destacou.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Wally Menezes, destacou que a OCHE incentivará o estudante a pensar o Estado e ser “um agente de transformação de si mesmo e do lugar onde vive”. Já o presidente da Comissão Organizadora do evento, Zilfran Varela Fontenele, destacou que a Olimpíada poderá ajudar os participantes a desenvolverem competências como a leitura e a interpretação da realidade, bem como a escrita.
Ícaro Joathan - reitoria