Notícias
IFCE premia servidoras e alunas por atuação na Ciência
MULHERES NA PESQUISA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promove na próxima terça-feira, 30, às 13h30, a solenidade de entrega na 1ª edição do Prêmio Mulheres na Ciência. O evento ocorrerá no Auditório Castello Branco do campus de Fortaleza. Ao todo, serão contempladas 145 pesquisadoras, entre servidoras e estudantes da instituição, por sua atuação nas atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação.
Serão 78 servidoras, entre docentes e técnico-administrativas, e 67 estudantes. Elas foram selecionadas por meio de edital lançado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), cujo objetivo foi de valorizar, elevar, estimular e reconhecer o protagonismo as pesquisadoras.
A programação começará às 13h30, com abertura a ser feita pelo reitor Virgílio Augusto Sales Araripe. Às 14h, ocorrerá a mesa-redonda: "Protagonismo e Empoderamento feminino", com a participação de Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica bioquímica símbolo da luta pelos direitos da mulher e contra a violência doméstica no Brasil (a Lei Maria da Penha - nº 11.340/2006 – ganhou esse nome em referência à trajetória da ativista).
Também participarão da palestra a professora adjunta do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) Sonia Guimarães e a docente do Colégio Estadual Maria Emília Rabelo, Maria Sângela de Sousa Santos Silva. Antes do debate, será apresentado aplicativo de combate ao assédio sexual atualmente em desenvolvimento no IFCE. A premiação das alunas e servidoras começará na sequência, às 15h30.
Prêmios
As cinco primeiras na categoria “servidora” serão premiadas com o direito à publicação de um e-book sobre tema ligado a sua pesquisa. Outras dez servidoras terão direito a cotas de bolsas na modalidade de Iniciação Científica Júnior (ICJ), Iniciação Científica (IC) ou Iniciação Tecnológica (IT), de forma a auxiliar na continuidade de seus experimentos. As 35 primeiras também ganharão o direito de publicar artigo na Revista Conexões, após análise pelo comitê científico do periódico. Todas as servidoras e alunas ganharão medalhas em reconhecimento a sua atuação como pesquisadoras.
Ícaro Joathan - Reitoria