Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE premia servidoras e alunas por atuação na Ciência
conteúdo

Notícias

IFCE premia servidoras e alunas por atuação na Ciência

MULHERES NA PESQUISA

Solenidade ocorre dia 30 no campus de Fortaleza, com participação da ativista Maria da Penha Maia Fernandes. Ao todo, 145 pesquisadoras serão contempladas
última modificação: 25/04/2019 07h55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promove na próxima terça-feira, 30, às 13h30, a solenidade de entrega na 1ª edição do Prêmio Mulheres na Ciência. O evento ocorrerá no Auditório Castello Branco do campus de Fortaleza. Ao todo, serão contempladas 145 pesquisadoras, entre servidoras e estudantes da instituição, por sua atuação nas atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação.

Serão 78 servidoras, entre docentes e técnico-administrativas, e 67 estudantes. Elas foram selecionadas por meio de edital lançado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), cujo objetivo foi de valorizar, elevar, estimular e reconhecer o protagonismo as pesquisadoras.

A programação começará às 13h30, com abertura a ser feita pelo reitor Virgílio Augusto Sales Araripe. Às 14h, ocorrerá a mesa-redonda: "Protagonismo e Empoderamento feminino", com a participação de Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica bioquímica símbolo da luta pelos direitos da mulher e contra a violência doméstica no Brasil (a Lei Maria da Penha - nº 11.340/2006 – ganhou esse nome em referência à trajetória da ativista).

Também participarão da palestra a professora adjunta do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) Sonia Guimarães e a docente do Colégio Estadual Maria Emília Rabelo, Maria Sângela de Sousa Santos Silva. Antes do debate, será apresentado aplicativo de combate ao assédio sexual atualmente em desenvolvimento no IFCE. A premiação das alunas e servidoras começará na sequência, às 15h30.

Prêmios

As cinco primeiras na categoria “servidora” serão premiadas com o direito à publicação de um e-book sobre tema ligado a sua pesquisa. Outras dez servidoras terão direito a cotas de bolsas na modalidade de Iniciação Científica Júnior (ICJ), Iniciação Científica (IC) ou Iniciação Tecnológica (IT), de forma a auxiliar na continuidade de seus experimentos. As 35 primeiras também ganharão o direito de publicar artigo na Revista Conexões, após análise pelo comitê científico do periódico. Todas as servidoras e alunas ganharão medalhas em reconhecimento a sua atuação como pesquisadoras.

Ícaro Joathan - Reitoria