Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE oferecerá mais um curso de mestrado
conteúdo

Notícias

IFCE oferecerá mais um curso de mestrado

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

PROFEPT foi aprovado pela Capes e será ofertado em rede nacional
última modificação: 13/03/2018 13h01

A partir de 2017 o IFCE irá oferecer mais um curso de mestrado. A proposta de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), estruturada em Rede Nacional, foi aprovada pela Capes e o IFCE será um dos polos do programa. Com esse programa de pós-graduação, o IFCE tem participação em 10 cursos de mestrados, sendo 6 institucionais, 3 em rede e um em associação.

Com a aprovação dessa proposta, o IFCE passará a oferecer três cursos de mestrado na área de ensino, uma vez que já possui um curso de mestrado profissional em Ensino de Física, também em rede nacional, e um mestrado acadêmico institucional em Ensino de Ciências e Matemática.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Auzuir Ripardo, a participação do IFCE em mais um mestrado na área de educação coloca a instituição no caminho da referência na formação continuada de professores. “Isso mostra que o IFCE está no caminho da excelência no ensino, cumprindo um papel essencial na qualificação do professor da educação básica, bem como na capacitação da própria rede de educação profissional”, comentou.

A proposta de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica estruturada em Rede Nacional aprovada pela Capes terá sede no Instituto Federal do Espírito Santo, mas irá articular 18 institutos federais, em 14 estados do Brasil, entre eles o IFCE. O programa terá uma oferta de 400 vagas anuais, destinadas a servidores da própria rede e professores da educação profissional, buscando atender à demanda social da formação continuada.

Na avaliação da Capes, a comissão considerou que a proposta continha diversos indicadores de que as instituições associadas, que compõem a rede, estão comprometidas com a implantação e o êxito do curso. Além de destacar que a proposta é coerente e ocupa um nicho importante na educação profissional e formação para o trabalho.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional terá duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT.

Rebeca Casemiro - reitoria