Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE no Ar mostra a importância da Ciência

IFCE no Ar mostra a importância da Ciência

COMUNICAÇÃO PÚBLICA

409ª edição do programa de rádio vai ao ar hoje, às 14:00, na Rádio Universitária FM 107,9
última modificação: 25/03/2021 08h13

Quais as etapas da pesquisa científica? Por que seguir métodos científicos rigorosos é cada vez mais importante? Quais os perigos da negação da Ciência, em tempos de pandemia de Covid-19? O quadro Diálogo, que encerra essa 409ª edição do programa de rádio IFCE no Ar vai abordar essas e outras questões. A jornalista Alissa Carvalho (Crato) e Zósimo Mota entrevistam a professora Joélia Marques, atual pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, que também responde sobre projetos e planos para os próximos anos. A entrevista é um episódio do IFCast Crato, podcast produzido pelo campus de Crato, disponível no Deezer e no Spotify.

O programa também traz um giro de notícias pelo IFCE, com informações sobre a verba parlamentar que o IFCE vai receber da deputada federal Luizianne Lins (PT) e será destinada para a assistência estudantil; o edital de solicitação de tablet do campus de Tabuleiro do Norte e o lançamento de e-book sobre Estudos da Tradução.

E na semana em que se lembra o Dia Mundial da Água (22/03), o radiofônico também mostra três matérias sobre o meio ambiente: a publicação de trabalho em revista Qualis B1 pelos alunos do campus de Camocim, a adesão do campus de Canindé aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a instalação de placas fotovoltaicas no campus de Sobral. Outra notícia é sobre a divulgação dos relatórios de autoavaliação de 2018 e 2019 pela Comissão Própria de Avaliação do campus de Fortaleza.

E em pleno dia alusivo à Data Magna, que lembra a abolição dos escravizados no Ceará, em 25 de março de 1884, vamos conhecer o projeto Cartilha Axé, desenvolvido pelo jovem Jefferson Aleff Batista, egresso da especialização em Educação Profissional e Tecnológica, oferecida pelo campus de Iguatu. Para encerrar o primeiro bloco do programa, vamos ouvir o Hino Nacional Africano, na voz de Djavan.

Antes do Diálogo, duas notícias sobre ciência abrem o segundo bloco do IFCE no Ar: uma sobre as inscrições para a Mostra Ceará Faz Ciência (Secitece) e outra sobre a conquista dos alunos de Limoeiro do Norte, classificados para a final da Febrace.

O programa IFCE No Ar está no ar desde 2013 e é uma das estratégias de comunicação mais longevas e bem sucedidas do Departamento de Comunicação Social do IFCE. Feito pelos comunicadores do IFCE, sob coordenação e produção da jornalista Cláudia Monteiro, revisão e apresentação de Priscila Luz, e edição final do técnico em audiovisual Eugênio Pacelli.

Todos eles gravaram, editaram e produziram o programa de suas próprias casas, como vêm atuando os profissionais de comunicação da instituição desde o último 20 de março de 2020. O radiofônico vai ao ar na Rádio Universitária FM 107,9, às 14:00, e também pode ser ouvido pela internet aqui.

Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE