Notícias
IFCE no Ar destaca desafios e aprendizados do ensino remoto
COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Quais os planos para a Pró-reitoria de Ensino do IFCE nessa nova gestão? Haverá mudanças estruturais? Quais os aprendizados e desafios do ensino remoto e como ele se diferencia do ensino à distância - EAD? O EAD vai ganhar força na nova gestão? Como será a mobilidade acadêmica inter campi? Dado o sucesso do Coninp em 2020, após a pandemia, os eventos acadêmicos serão híbridos? Como essa nova forma de conexão virtual impacta os 33 campi do IFCE? Essas e outras questões serão tratadas com a professora Cristiane Borges, nova titular da Pró-reitoria de Ensino (Proen) no Diálogo, quadro que encerra essa 410ª edição do programa de rádio IFCE no Ar.
O programa também destaca a oferta de 2.157 vagas no SISU 2021.1, cujas inscrições acontecem de 6 a 9 de abril, e a atuação do campus de Baturité para minimizar o impacto da pandemia, bem como a inovação desenvolvida por pesquisadores de Limoeiro do Norte e Jaguaribe, que criaram um dispenser automático para a higiene das mãos.
O radiofônico mostra duas matérias sobre o meio ambiente: o projeto que vai desenvolver a atuação dos jovens na educação ambiental e o lançamento do livro da professora Nájila Cabral (Fortaleza), em parceria com a servidora da Semace e ex-aluna do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE, Rovênia Maia.
Mais dois lançamentos de livro são destacados: o do professor Paulo Lima (Limoeiro do Norte), que acaba de lançar seu livro de poesias intitulado "Paixão, casa e cadeia" e o da professora Juliana Franco (Camocim), cujo título é "Eu tenho muita vontade de sumir dessa empresa", que trata do Suporte Organizacional aos Trabalhadores. No quadro IFCE Serviço, o psicólogo Paulo Henrique Portela (Camocim) fala do projeto Entrelaços.
O cineasta, jornalista e servidor do campus de Aracati, Elinaldo Rodrigues, fala do documentário Veio de Resistência, que foi exibido na semana passada no Muvuca – 5º Festival UVA de Cultura 2021 e está concorrendo ao prêmio do festival. O IFCE no Ar também aborda a participação do instituto no IF Mais Empreendedor e a aprovação da mais recente especialização em Docência e Prática de Ensino, a primeira do campus de Tauá.
O programa IFCE No Ar está no ar desde 2013 e é uma das estratégias de comunicação mais longevas e bem sucedidas do Departamento de Comunicação Social do IFCE. Feito pelos comunicadores do IFCE, sob coordenação e produção da jornalista Cláudia Monteiro, revisão e apresentação de Priscila Luz, e edição final do técnico em audiovisual Eugênio Pacelli.
Todos eles gravaram, editaram e produziram o programa de suas próprias casas, como vêm atuando os profissionais de comunicação da instituição desde o último 20 de março de 2020. O radiofônico vai ao ar na Rádio Universitária FM 107,9, às 14:00, e também pode ser ouvido pela internet aqui.
Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE