Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE no Ar destaca ações dos Neabis

IFCE no Ar destaca ações dos Neabis

COMUNICAÇÃO PÚBLICA

415ª edição do programa de rádio vai ao ar hoje, às 14:00, na Rádio Universitária FM 107,9
última modificação: 06/05/2021 08h28
Logotipo do Neabi possui uma mão segurando uma flecha, simbolizando a luta dos indígenas e afrobrasileiros

Reconhecer e homenagear as personalidades locais dos povos originários brasileiros foi a estratégia do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do campus de Baturité para marcar o Dia do Índio, uma data de luta pela preservação das memórias e culturas dos indígenas na região. Esse foi o tema da entrevista com a professora Tatiana Paz (Letras), que também falou sobre outras ações do núcleo em prol das revisões dos currículos para a inclusão da história, cultura, ciência e tecnologia africanas e indígenas, além de eventos e pesquisas conduzidas com os remanescentes indígenas e quilombolas da região. Você confere o bate-papo no quadro Diálogo, que encerra essa 415ª edição do programa de rádio IFCE no Ar.

O programa também aborda outras iniciativas dos Neabis nos campi de Canindé, Fortaleza e Tianguá que estão promovendo cursinhos preparatórios para o Enem. Já no Crato, o núcleo vai promover a partir de amanhã um seminário sobre Cultura e Educação e as diferentes visões da cultura e educação dos povos originários.

No quadro Giro IFCE, os destaques são o processo seletivo para cursos técnicos; as inscrições para a seleção do primeiro doutorado em Ensino do Instituto e o lançamento da nova edição da Revista de Educação Física - Refise. No quadro Vocações, vamos conhecer a primeira turma de pescador profissional especializado formada em Acaraú.

O programa também aborda as seleções para duas especializações gratuitas no campus de Caucaia e para o Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental em Fortaleza, além de citar o evento Conexão Startup que impulsionou o ambiente de negócios em Sobral. O quadro IFCE Serviço tem dois momentos. No primeiro, o professor Diego Souza (Acaraú) fala do Dia Nacional da Libras e no segundo, a programadora visual Lídia Farias (Aracati) dá dicas de como fazer o presente da mamãe. Abrindo o segundo bloco, a professora Alice Santos fala do Encontro Pedagógico do campus de Ubajara.

O programa IFCE No Ar está no ar desde 2013 e é uma das estratégias de comunicação mais longevas e bem sucedidas do Departamento de Comunicação Social do IFCE. Feito pelos comunicadores do IFCE, sob coordenação e produção da jornalista Cláudia Monteiro, revisão e apresentação de Priscila Luz, e edição final do técnico em audiovisual Filiphe Sá.

Todos eles gravaram, editaram e produziram o programa de suas próprias casas, como vêm atuando os profissionais de comunicação da instituição desde o último 20 de março de 2020. O radiofônico vai ao ar na Rádio Universitária FM 107,9, às 14:00, e também pode ser ouvido pela internet aqui.

Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE