Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE no Ar debate ética e plágio na ciência

IFCE no Ar debate ética e plágio na ciência

COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Programa pode ser ouvido no Spotify e ao vivo toda quinta, às 14:00, na Rádio Universitária FM 107,9
última modificação: 10/06/2021 09h51
IFCE no Ar

No final da 420ª edição de hoje do programa de rádio IFCE no Ar, no quadro Diálogo, vamos ouvir um trecho de um episódio sobre Ética e Plágio na Ciência produzido pelo IFCast Crato, podcast do campus do Crato. Os apresentadores Alissa Carvalho e Zósimo Mota conversaram com o professor de filosofia Demetrius Tahim e com a estudante Carolina Alencar, da graduação em Sistemas de Informação. O episódio completo, que faz parte da série Caminhos da Ciência, você escuta no Spotify, no Deezer e no Anchor. Basta buscar por IFcast Crato.

O programa começa abordando o incremento do IFCE no suporte ao empreendedorismo cearense através de três iniciativas. A primeira delas acontecerá no segundo semestre através do Mulheres Empoderadas - Projeto de Empreendedorismo para Mulheres em Situação de Violência no Estado do Ceará. A segunda ação já começou no campus de Guaramiranga com o início do Programa IF MAIS Empreendedor Nacional, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas. A terceira iniciativa será o C-Jovem, um projeto de capacitação onde jovens universitários vão capacitar outros jovens do ensino médio e técnico.

Outros destaques foram a Semana do Meio Ambiente do campus de Canindé e o aniversário de 10 anos do Ecomangue, projeto do campus de Acaraú que atua na área de pesquisa e conservação do ecossistema manguezal. O quadro Interagindo conta como foi a vacinação contra Covid-19 dos profissionais da Educação que ocorreu no campus de Caucaia do IFCE e o quadro Protagonista destaca a vitória dos estudantes do IFCE no primeiro torneio de debates de ensino médio do Brasil. O radiofônico também aborda o sucesso de inscrições da primeira seleção para a especialização em Tecnologias Educacionais do campus de Maranguape.

O programa IFCE No Ar está no ar desde 2013 e é uma das estratégias de comunicação mais longevas e bem sucedidas do Departamento de Comunicação Social do IFCE. Feito pelos comunicadores do IFCE, sob coordenação e produção da jornalista Cláudia Monteiro, revisão e apresentação de Priscila Luz, e edição final do técnico em audiovisual Filiphe Sá.

Todos eles gravaram, editaram e produziram o programa de suas próprias casas, como vêm atuando os profissionais de comunicação da instituição desde o último 20 de março de 2020. O radiofônico vai ao ar na Rádio Universitária FM 107,9, às 14:00, e também pode ser ouvido pela internet aqui, no Anchor e no Spotify.

Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE