Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE no Ar aborda importância da iniciação científica

IFCE no Ar aborda importância da iniciação científica

COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Programa pode ser ouvido no Spotify e ao vivo toda quinta, às 14:00, na Rádio Universitária FM 107,9
última modificação: 07/07/2021 10h02
IFCE No Ar está no ar desde 2013

Qual o objetivo e a importância da iniciação científica? Quais as vantagens e os desafios de participar de projetos de pesquisa na graduação ou até mesmo no ensino médio? Quais dicas para quem quer seguir nessa área? Essas e outras perguntas serão respondidas na entrevista que encerra a 424ª edição do programa de rádio IFCE no Ar. Essa entrevista está no quadro Diálogo e foi realizada por Alissa Carvalho e Zósimo Mota com o professor Ricardo Martins e com o mestrando Paulo Ricardo Vieira  é um trecho do episódio do IFCast Crato, que pode ser ouvido na íntegra no Spotify.

O programa começa abordando a notícia sobre a visita da Reitoria à Assembleia Legislativa em busca de estabelecer parcerias com o governo estadual e o legislativo. A segunda notícia é sobre a recente conquista recente dos alunos de Fortaleza que ganharam medalhas de prata e bronze em competição internacional.

No Giro IFCE, o campus Crateús começou a auxiliar no cadastro para vacinação contra Covid-19, Ubajara está realizando consulta para a criação de novos cursos e Tabuleiro do Norte selecionando novos monitores. Já o campus Cedro está distribuindo cestas básicas, numa ação solidária.

O primeiro bloco encerra com três matérias sobre o poder da literatura, da leitura e da música na formação humana dos nossos estudantes. O campus Canindé, por exemplo, publicou as palestras de literatura infantil no seu canal no YouTube. No quadro Assunto de Prova, as dicas de leituras e estudos do jovem Ivan Melo (Engenharia Civil – Fortaleza), que foi nota 1000 na prova de Redação do Enem. Já o quadro Protagonista aborda a história da professora Ana Paula Nogueira (Cedro) que gravou para um curta-metragem a música “Se Mexa Aninha e a Magia do Sonho”, que se escuta no quadro Música é História.

Já o segundo bloco do programa começa com as notícias do campus de Quixadá que lançou a cartilha “O Processo de Heteroidentificação” e do campus de Fortaleza, cujos estudantes da Academia Apple venceram uma competição internacional.

O programa IFCE No Ar está no ar desde 2013 e é uma das estratégias de comunicação mais longevas e bem sucedidas do Departamento de Comunicação Social do IFCE. Feito pelos comunicadores do IFCE, sob coordenação e produção da jornalista Cláudia Monteiro, revisão e apresentação de Priscila Luz, e edição final do técnico em audiovisual Eugênio Pacelli.

Todos eles gravaram, editaram e produziram o programa de suas próprias casas, como vêm atuando os profissionais de comunicação da instituição desde o último 20 de março de 2020. O radiofônico vai ao ar na Rádio Universitária FM 107,9, às 14:00, e também pode ser ouvido pela internet aqui, no Anchor e no Spotify.

Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE