Notícias
IFCE lidera inscrição de trabalhos para o Connepi 2016
FORTALECIMENTO DA PESQUISA
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) é o ente da rede de educação, profissional técnica e tecnológica que mais aprovou trabalhos científicos para serem apresentados durante a XI edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). Ao todo, 238 foram aprovados, o que significa dizer que alunos, servidores administrativos e professores do IFCE comporão a maior delegação da edição 2016 do Connepi, que vai ocorrer de 06 a 09 de dezembro em Maceió, capital do Estado de Alagoas.
Para colaborar com a participação, o IFCE destinou R$ 150 mil, na forma de ajuda financeira, aos participantes, bem como no custeio das despesas de deslocamento, incluindo diárias e combustível. Um esforço coletivo que reuniu a Reitoria e as Diretorias-gerais dos campi: "São respostas que temos da comunidade acadêmica que atestam o crescimento da pesquisa e da inovação internas, o que nos obriga a trabalhar mais para que tenhamos condições de enviar o número maior de pessoas a congressos dessa natureza com a chancela da rede federal", informou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Auzuir Ripardo de Alexandria.
O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, por sua vez, destacou que a Instituição tem investido no fortalecimento da pesquisa, principalmente como forma de desperta no aluno o desejo de ser pesquisador: "Avançamos, também, em consequência de termos aumentado nosso quadro de mestres e de doutores, além de proporcionar as condições físico-laboratoriais para o desenvolvimento das atividades. Obviamente, muito ainda precisa ser feito, mas estamos certos de que caminhamos para a consolidação da pesquisa e da inovação no Instituto Federal do Ceará", afirmou.
O Connepi 2016 traz como o tema “Políticas de inovação como estratégias de fortalecimento para a rede”, o que traduz uma ideia da vontade de continuidade de um projeto que nasceu há mais de uma década e que vem se consolidando como a mais importante iniciativa para um conjunto de 18 instituições do Norte e do Nordeste, que precisam ver articulados os esforços para a promoção da ciência e tecnologia de seus 270 campi. Espera-se ver em Maceió, a exemplo de outras edições do evento, mais de 2 mil pessoas compartilhando experiências sobre suas diversas atividades.
Por Antonio Alencar - Reitoria
Com informações do site do Connepi