Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE lança Plano de Contingência contra a Covid-19
conteúdo

Notícias

IFCE lança Plano de Contingência contra a Covid-19

PREVENÇÃO

Documento fornece orientações de prevenção e estabelece parâmetros para o retorno das atividades presenciais, ainda sem data para ocorrer
última modificação: 18/08/2020 14h00

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou, nesta semana, o Plano de Contingência diante da Pandemia do Novo Coronavírus. O documento foi aprovado no Comitê de Enfrentamento à Covid-19 (CEC) e no Colégio de Dirigentes (Coldir), após ser produzido por uma comissão composta por técnicos de áreas diversas, sobretudo as de saúde e segurança do trabalho, sob a coordenação da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap).

O documento tem o objetivo de fornecer orientações precisas de prevenção, controle da exposição e transmissão do novo coronavírus e guiar os gestores nas decisões sobre o retorno gradual das atividades presenciais de servidores, terceirizados e discentes – o que ainda não tem data para ocorrer, tendo em vista a necessidade de preservar a saúde da comunidade acadêmica e de obedecer as determinações do Governo do Ceará de suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino no Estado, como forma de conter a disseminação da doença.

As orientações constantes no plano são baseadas em normas técnicas e científicas emitidas por órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os ministérios da Saúde e da Educação. O documento estabelece o uso obrigatório de máscaras nas dependências da instituição, bem como a disponibilização de água, sabão e álcool a 70% (gel ou líquido) para higienização das mãos e tapetes sanitizantes para higiene dos calçados. Também é sugerido que os ambientes utilizem ventilação natural e evitem ao máximo o uso de ar condicionado.

Além disso, o plano recomenda a criação de grupos de trabalhos nos 33 campi do IFCE e na reitoria, a fim de que esses comitês possam gerenciar o enfrentamento da pandemia nas respectivas unidades, bem como analisar os indicadores de evolução da pandemia nos municípios nos quais estão situados e as orientações das autoridades locais, de forma a aferir o momento mais seguro para o retorno das atividades presenciais.

Aos comitês locais também caberá providenciar os insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a retomada das atividades presenciais, bem como identificar os servidores e estudantes pertencentes aos grupos prioritários de risco das respectivas unidades, os quais deverão ser mantidos em trabalho/estudo a distância mesmo após a retomada presencial.

Serviços e setores específicos

O plano também apresenta instruções específicas por serviços e setores administrativos, tais como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, refeitórios, banheiros e vestiários, climatização de ambientes, entre outros. O documento preconiza, por exemplo, que quando for autorizada a retomada das aulas presenciais, os campi considerem a possibilidade de funcionar com turmas reduzidas, de forma a garantir um distanciamento mínimo entre os alunos, além de sugerir o fornecimento da merenda escolar de forma escalonada, a fim de evitar aglomerações. Para os setores administrativos, é aberto aos gestores locais a possibilidade de flexibilizar o expediente em escalas de turno de funcionamento, a fim de garantir o distanciamento social.

O IFCE criou o CEC para coordenar o enfrentamento à Covid-19 na instituição no dia 16 de março, após os dois primeiros casos confirmados da doença no Estado. No mesmo dia, foi decidida a suspensão imediata das atividades letivas presenciais na instituição, como forma de preservar a saúde da comunidade acadêmica. Desde então, as aulas e o expediente administrativo do Instituto têm funcionado de forma prioritariamente remota em todos os campi e na reitoria.

Comunicação Social/reitoria