Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE integra capacitação nacional em Sistemas Embarcados
conteúdo

Notícias

IFCE integra capacitação nacional em Sistemas Embarcados

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Programa EmbarcaTech oferece 6 mil vagas entre as instituições participantes
última modificação: 09/07/2024 18h24

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) é um dos parceiros no programa EmbarcaTech, que oferece capacitação profissional técnica destinada a alunos de nível superior em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e áreas correlatas, focado em tecnologias de Sistemas Embarcados.

O programa, lançado na última sexta-feira (5) em Fortaleza, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a coordenação da Softex - organização que atua há 27 anos em prol do fomento da Transformação Digital Brasileira, criando, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação. Além do IFCE, também participam os Institutos Federais do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, juntamente com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI) e Instituto Hardware BR.

O EmbarcaTech é composto por duas fases. A primeira é uma capacitação inicial, online, com três meses de duração e certificação; posteriormente, haverá uma Residência Tecnológica, destinada aos alunos aprovados na primeira fase, conforme critérios das executoras. A Residência ocorrerá em formato híbrido, com duração de 12 meses e oferta de bolsa de estudos. O investimento do Governo Federal na iniciativa é da ordem de R$ 50 milhões. O programa também terá participação do Instituto Centec, do Governo do Ceará, na parte de qualificação.

Durante a residência, os participantes aplicam o conhecimento adquirido em estudos de caso e projetos práticos, abordando desafios em áreas como educação, segurança, indústria e saúde, especialmente em aplicações da Internet das Coisas.

Entenda as fases

Os alunos com melhor desempenho na primeira fase serão selecionados para a segunda fase, através de uma prova.

A primeira fase tem data prevista para o 4º trimestre de 2024 e data exata será divulgada posteriormente, através de edital.

São oferecidas 6.000 vagas para a primeira fase, distribuídas entre as instituições executoras, com seleção por ordem de inscrição. E 600 vagas para residência tecnológica.

"O principal capital intelectual que vai ser formado aqui, com as instituições parceiras, é o maior dos capitais que a gente pode ter. Então, a formação desse time tem essa estratégia de ter uma formação de excelência em tecnologia extremamente estratégica", destacou Wally Menezes no evento de lançamento do programa, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.

O site do EmbarcaTech oferece informações detalhadas, além de um formulário que está disponível para o preenchimento dos estudantes que estiverem interessados na capacitação. Ao enviar os dados, os estudantes serão notificados da abertura das inscrições.

 

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria