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IFCE inicia formação em Educação Emocional
novos caminhos
Seguindo a tendência de grandes universidades nacionais e internacionais, o Instituto Federal do Ceará, por meio do Grupo de Estudos em Educação Emocional (GEEM), inicia um projeto piloto para capacitação e formação em educação emocional para servidores com o objetivo de integrar uma proposta de intervenção dentro e fora da sala de aula.
De acordo com os trabalhos desenvolvidos pelo GEEM, pesquisas apontam que a educação emocional pode ser uma nova possibilidade para currículo escolar e para o bem-estar em geral da comunidade acadêmica. Segundo a psicóloga Caroline Cabral, diretora de Assuntos Estudantis do IFCE e membro do GEEM, os dados mostram que têm crescido o número de jovens abandonando as escolas e um dos principais motivos da evasão escolar não são notas baixas e sim a desmotivação.
"Os estudos apontam que 2/3 dos pais relatam que os filhos se sentem estressados e ansiosos em virtude da escola. Então, está mais do que na hora do ambiente escolar também ser um ambiente que proporcione autoconhecimento, reflexões e seja um lugar interessante para esses estudantes e também para professores. Por isso, trazemos essa proposta de formação que ajudará a compreender a educação emocional como uma nova possibilidade para o currículo escolar e para o bem-estar", comentou.
Existem experiências exitosas em várias universidades brasileiras e também em escolas de ensino básico. Segundo a psicóloga Rebeca Fernandes, do campus Boa Viagem e membro do GEEM, é com base nessas ações que o GEEM tem uma proposta de formação, primeiro de professores e técnicos, para que eles consigam, após vivenciarem na prática, replicar algumas propostas junto aos alunos e irem criando uma cultura dentro do IFCE.
"Assim, a proposta de formação é capacitar os servidores para que eles, primeiro, consigam sentir os efeitos desse trabalho. Várias práticas podem ser realizadas em sala de aula, por tempo curto, de 5 minutos, por exemplo. Os efeitos são variados e poderão ser observados em diversas áreas do ambiente educacional como melhora no foco, na concentração, na redução de estresse, ansiedade, dos níveis de agressividade. É uma ação que pode trazer muitos benefícios para dentro e fora de sala de aula", explicou.
O projeto piloto da primeira turma de Formação em Educação Emocional ocorrerá no campus avançado de Guaramiranga. Para a pedagoga do campus avançado de Guaramiranga, Nagela Rodrigues, a ideia da formação é muito oportuna e pode trazer frutos bastante positivos. "Resgatar esse olhar humanizado, que foi por tanto negligenciado, é extremamente relevante. Ter esses momentos de para e refletir pode fazer muita diferença para os alunos e também para nós, na nossa vida", avaliou.
A capacitação terá duração de cinco meses e os módulos tratarão de temas como autoconhecimento; autogestão; habilidade relacional; consciência social e tomada de decisão responsável.
Sobre o GEEM
O Grupo de Estudos em Educação Emocional do IFCE foi criado em dezembro de 2021 e atualmente reúne 12 servidores, na maioria psicólogos, de diversos campi da instituição. Nos encontros, o grupo está estudando a temática e trocando experiência com profissionais de instituições que já fazem projetos na área, além de estar organizando outras ações em educação emocional que serão desenvolvidas ao longo do ano.
Rebeca Casemiro - DCS/Reitoria