Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE envia alunos ao Connepi 2015 no Acre
conteúdo

Notícias

IFCE envia alunos ao Connepi 2015 no Acre

Congresso aborda atualidades sobre pesquisa e inovação
última modificação: 15/01/2016 13h40
Delegação do IFCE foi prestigiada pelo reitor Virgílio Araripe no embarque

Delegação do IFCE foi prestigiada pelo reitor Virgílio Araripe no embarque

Mais de 30 trabalhos serão apresentados pelo IFCE no X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorre de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015, em Rio Branco, com organização do Instituto Federal do Acre (IFAC). A caravana cearense terá 35 estudantes que participarão com 32 artigos de pesquisa e três projetos a serem apresentados na Mostra Tecnológica. O tema principal do evento é “Inovação e Empreendedorismo”. 

A reitoria do IFCE montou uma logística que permitiu o envio dos estudantes por via aérea, sendo os alunos acompanhados por três servidores. Considerando as distâncias até a capital acreana, pela primeira vez, trabalhos poderão ser apresentados também de forma virtual.

Um dos trabalhos do IFCE é o da estudante Paula Mayara Silva de Albuquerque, do campus de Fortaleza. Ela usa como tema “Uma ferramenta de acessibilidade utilizando RFID”, tecnologia utilizada para identificar, gerenciar produtos, documentos, animais e até indivíduos sem contato ou necessidade de um campo visual. Outro trabalho interessante é o dos alunos Juliana dos Santos Teixeira e Mikhail José Pires Pedrosa, intitulado “Uma proposta de um gerenciador web para a rede de radares da Funceme”.

De Limoeiro do Norte, um dos trabalhos é o "Sistema de Aquisição de Dados Meteorológicos Portátil para Aplicação na Agricultura Irrigada", que será apresentado pelo aluno Francisco Helber Feitosa. Outro trabalho, desta vez do campus de Cedro, é o "Robô Móvel Utilizado para Locomoção em Ambientes Dinâmicos de Difícil Acesso", cuja exposição ficará a cargo do estudante Antonio Rodrigues Xavier.

Sobre o evento

O Connepi é realizado anualmente pela rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e pelo Ministério da Educação (MEC). Estudantes, pesquisadores e empreendedores participam do evento. Oito áreas temáticas serão abordadas nesta edição: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Engenharias e Linguística; Letras e Artes. 

Durante quatro dias de programação, haverá apresentações de artigos científicos, minicursos, palestras e mesas redondas. O roteiro também contempla a cultura, com apresentações artísticas de cada região do país, principalmente os desenvolvidos nos Institutos Federais. Os participantes poderão assistir performances musicais, teatrais e de dança. Mais informações podem ser consultadas na página oficial do Connepi.

Foto: divulgação

Luís Carlos de Freitas / Dárlyson Deles (estagiário) - reitoria