Notícias
IFCE e Nutec firmam convênio para produção de álcool
COMBATE À COVID-19
O Instituto Federal do Ceará firmou, em reunião realizada nesta quinta-feira (27), acordo de cooperação com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) com o objetivo de desenvolver tecnologias para auxiliar no combate à Covid-19.
O convênio, fruto de uma articulação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE e da Diretoria de Pesquisa do campus Fortaleza com pesquisadores do Nutec, terá início com a produção de 75 mil litros de álcool 70%, em gel e em solução, que serão destinados a instituições diversas, como hospitais, prefeituras, associações comunitárias, corpo de bombeiros.
O reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, que conduziu a reunião virtual que formalizou o convênio, destacou a parceria entre as instituições, que se unem, mais uma vez, para trabalhar em prol do cuidado à sociedade cearense. "Os caminhos do IFCE e do Nutec já são próximos. A formalização dessa parceria é importante, poque reforça o nosso compromisso de que nossas ações podem ajudar a amenizar esse desafio", ressaltou.
Para o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, o trabalho conjunto das instituições contribui para o combate à Covid-19 no Ceará, mas pode ser ampliado para um espectro mais amplo que pode contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do Ceará. “Vamos começar com a produção do álcool, mas já temos perspectivas em outras áreas, como nanotecnologia, então saímos daqui com o compromisso de ampliar essa parceria, com novas iniciativas e desenvolvimento de outros projetos importantes para o Estado”, comentou.
Outra atividade resultante da parceria é o controle de qualidade do álcool distribuído para a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). O objetivo é assegurar que os profissionais da área usem álcool 70%, tanto líquido quanto em gel, sem adulterações ou concentrações ineficientes para assepsia de mãos e ambientes.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa do IFCE, professor Wally Menezes, com a formalização do convênio, as duas instituições poderão compartilhar infraestrutura, insumos e recursos humanos para atender a população e a Secretaria de Saúde do Estado. "Nossas instituições, pelo aspecto tecnológico, podem ajudar a vencer esse desafio nesse momento de muita colaboração, em que podemos demonstrar que é possível fazer muita coisa conjuntamente e otimizando os esforços", concluiu.
Rebeca Casemiro - Reitoria