Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE é destaque em prêmio de empreendedorismo
conteúdo

Notícias

IFCE é destaque em prêmio de empreendedorismo

RECONHECIMENTO

Instituição conquistou o 1º lugar nas categorias Ensino Profissional e Superior
última modificação: 21/06/2019 07h57

O Instituto Federal do Ceará brilhou na edição 2019 do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A solenidade de anúncio dos vencedores estaduais ocorreu nesta quarta-feira (19) e o IFCE conquistou o primeiro lugar nas categorias Ensino Profissional, num projeto desenvolvido pelos campi de Tauá e Boa Viagem, e Ensino Superior, com projeto do campus Maracanaú.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Wally Mendonça, destacou a participação do IFCE, destacando que este é mais um diferencial da educação que ofertada pela instituição. “Está na nossa missão institucional difundir o empreendedorismo, especialmente porque trabalhamos no IFCE aquilo que acreditamos que pode transformar vidas e a educação empreendedora é uma dessas ações”, comentou.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. As iniciativas premiadas são divulgadas como práticas bem sucedidas para desenvolver, aperfeiçoar ou fomentar o comportamento empreendedor nos alunos das instituições de ensino em que atuam.

O projeto “Integrando Saberes no Semiárido" desenvolvido de forma integrada entre os campi de Tauá e Boa Viagem, promoveu e premiou ideias e protótipos para soluções de problemas que assolam o cotidiano dos estudantes, trazendo um espírito investigativo e empreendedor aos participantes. Para o diretor-geral do campus de Boa Viagem, professor João Paulo Arcelino essa premiação desmistifica uma região que é taxada pela falta de desenvolvimento. “E hoje a gente tá aqui olhando para o Sertão e as possibilidades que são criadas lá. Os jovens que participaram desse projeto puderam desenvolver soluções e saem desse projeto empreendendo, criando oportunidades”, comentou.

O professor José Alves Neto, diretor-geral do campus de Tauá, destacou o engajamento e a autoestima dos participantes. “O melhor desse projeto é vislumbrar no olhar do aluno que ele consegue saber que pode muito mais do que imaginava. Eles reconhecem que podem transformar sua realidade”, disse.

Já no campus Maracanaú, a ação premiada foi o “Projeto Startup”, que estimula o empreendedorismo dos estudantes de diversas formas, conforme relatou o professor Anderson Lima, coordenador do projeto. “Hoje temos várias ações sendo desenvolvidas para desenvolver essas atitudes empreendedoras dos alunos, como empresas júnior e incubadas, numa forma de encurtar o caminho entre o mercado e a academia”, pontuou.

Além do IFCE, também foram premiados outros dois projetos nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os quatro vencedores da etapa estadual, agora vão concorrer na etapa Nordeste da premiação, cada um na sua categoria. Os vencedores da etapa regional disputarão a etapa nacional.