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IFCE divulga programação científica da II Bienal de Música
CULTURA
A II Bienal Internacional de Música Paulo Abel do Nascimento, a ser realizada de forma virtual entre os dias 26 e 28 de novembro de 2020, cujo tema será Dimensões Investigativas sobre Educação Musical e Criação Artística em Tempos de Pandemia, já divulgou sua programação científica aqui e sua programação artística aqui.
A coordenadora-geral da Bienal, professora Lia Venturieri (Itapipoca), lembra que as pessoas com trabalhos aprovados precisam se inscrever no evento. Haverá credenciamento, somente para os inscritos, nas atividades (oficinas, lives, apresentações artísticas, fóruns, trabalhos científicos e abertura) entre 23 e 25/11/2020.
O objetivo da II BiMus é “fazer com que a comunidade visualize o ensino, a pesquisa e a extensão do IFCE, pensando nas diversas categorias de cursos que temos, desde os cursos de extensão às disciplinas de Artes dos técnicos integrados, aos cursos técnicos em música, como também nas licenciaturas e na pós-graduação em Artes", explica.
No primeiro dia (26/11), entre 10:00 e 12:00, os temas dos trabalhos apresentados serão O Ensino de Música em Tempos de Pandemia da Covid-19: Um Relato de Experiência na Escola de Música de Paracuru; O Ensino da Técnica Vocal em Tempos de Pandemia; A Importância da Preparação Vocal no Estudo do Canto; A Disciplina de Artes como Metodologia de Processo Artístico Oficina de Texteis: A Praxis como Didática; Ensaio Sobre Realidades e Dificuldades do Professor de Teatro no Contexto da Educação Musical em Tempos de Pandemia; e Dispositivos de Criação em Tempos de Pandemia: Um Olhar Sobre a Ação em El Niño.
O segundo dia (27/11), entre 10:00 e 11:40, vai abordar os seguintes temas: A Descoberta da Música como Profissão: Uma Narrativa Autobiográfica; Da Reflexão à Prática: Livro Sons Transversais – Sua Aplicação na Prática Coletiva da Flauta Transversal no Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE; Aquecimentos para a Banda de Música: Um Relato de Experiência com a Banda Filarmônica Jovem de Cariacica; As Bandas de Cá: Bandas Cabaçais de Barbalha-CE; e A Performance Orquestral: Um diálogo Sobre os Conceitos da Performance Segundo Paul Zumthor em Paralelo ao Ambiente Orquestral.
No último dia (28/11), no mesmo horário de 10:00 às 11:40, serão apresentados os seguintes trabalhos: Identidade Musical do Baterista Pernambucano: A Formação Musical de uma Geração Influente; Processor Criativos em Maracatu Cearense e Samba-Reggae: Transversalidades e Notação Musical; Texturas Musicais na Cena: Reflexões sobre Paisagens Sonoras do Espetáculo Tempo Temporão; Diálogos Entre Estágio e Pesquisa-Ação: Experimentando Dalcroze no Ensino de Flauta Doce; e A Música como Recurso Pedagógico no Ensino de Matemática.
Inscrições
O prazo de inscrições para as pessoas acompanharem a programação vai até o dia 22/11/2020 e podem ser feitas aqui.
Cláudia Monteiro, jornalista da Reitoria