Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE discute retorno gradual às atividades
conteúdo

Notícias

IFCE discute retorno gradual às atividades

PLANEJAMENTO

Processo de retomada do ensino será feito de forma remota a partir de junho
última modificação: 04/06/2020 10h23

Conselho Superior do IFCE aprovou, em reunião realizada nesta sexta-feira (29), as diretrizes para a retomada gradativa, de forma remota, das aulas a partir de 1º de junho de 2020, pelos campi do IFCE. A resolução também determina que não será permitido qualquer encontro de natureza presencial enquanto durar a situação de isolamento social.

Segundo o documento aprovado pelo Consup, a partir de junho, todos os campi do IFCE poderão, gradativamente, dar continuidade ao processo de retomada do ensino remoto no âmbito do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação. Os cursos de extensão seguem sendo ofertados na modalidade a distância.

Vale ressaltar que a resolução visa orientar o trabalho dos campi para que todos possam retomar, progressivamente, o calendário letivo, uma vez que essas atividades remotas já vinham sendo realizadas em algumas turmas de alguns campi.

Durante o período de suspensão do calendário, várias reuniões de planejamento foram realizadas com diretores de campi e gestores de ensino, além de pesquisas com a comunidade discente para apresentação do documento que foi aprovado pelo Consup.

Assim, todos os campi do IFCE, incluindo aqueles que já iniciaram ou estão programando iniciar suas aulas remotas a partir de 1º de junho, devem apresentar à Reitoria, até 12 de junho, o planejamento da retomada paulatina das aulas remotas dos cursos ofertados no âmbito do ensino. As atividades podem ser iniciadas antes da entrega do plano, uma vez que as resoluções anteriores já davam flexibilidade de oferta de disciplinas de forma remota e alguns campi já estavam realizando seu planejamento.

Para a construção do plano de retomada, os campi devem levar em consideração alguns aspectos, entre eles: a Medida Provisória 934/2020 (que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo decorrentes das medidas de enfrentamento da situação de emergência de saúde pública); o tempo em que os cursos/turmas estiveram com os calendários suspensos; as condições de conectividade dos estudantes, assim como estratégias pedagógicas e administrativas para minimizar prejuízos aos discentes; garantias a serem dadas ao estudante que não puder participar das aulas remotas de que ele retornará suas atividades em tempo posterior; e pesquisas realizadas com estudantes do IFCE sobre acesso à internet em suas casas.

Os campi irão entrar em contato com os alunos à medida que as atividades forem sendo restabelecidas. Caso tenham dúvidas, os estudantes podem procurar, de forma remota, os campi nos quais estão matriculados para receber esclarecimentos e orientações.

Rebeca Casemiro - Reitoria