Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE debate bloqueio de recursos em Brasília
conteúdo

Notícias

IFCE debate bloqueio de recursos em Brasília

DECISÃO DO MEC

Reitor Virgílio Araripe avaliará os possíveis impactos da medida
última modificação: 06/05/2019 13h53

Diante do anúncio do Ministério da Educação de bloquear 30% da dotação orçamentária de institutos e universidades federais, o reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, participará, nesta semana, de uma série de reuniões em Brasília para debater o tema e avaliar as possibilidades de minimizar, ao máximo, os impactos da medida.

A decisão do Ministério da Educação se deu após a publicação do Decreto nº 9741/2019, de 29 de março de 2019, que prevê restrição orçamentária para toda a administração pública federal, como forma de adequação ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O bloqueio de 30% decidido pelo MEC exclui apenas despesas obrigatórias (pagamento de pessoal) e assistência ao educando.

No IFCE, o impacto será de R$ 33.470.512,00 dos recursos de custeio (ações 20RL e 4572) e R$ 600.276,00 de recursos de capital (ação 20RL), impactando, sobretudo no que se refere ao funcionamento da instituição e capacitação de servidores.

Para tratar do assunto, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, participará de uma audiência com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Culau, e de uma audiência com o Ministro da Educação, Abraham Weintrab. O reitor também irá fazer uma mobilização, buscando apoio da bancada de parlamentares cearenses, para  defender a restauração das condições anteriores ao bloqueio do orçamento.

Professor Virgílio também participará, entre os dias 7 e 9 de maio, da 95ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que terá o bloqueio orçamentário como pauta principal.

Por fim, ainda este mês, será convocada uma reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes para estudos dos impactos que poderão ser causados pelo bloqueio do orçamento e quais medidas poderão ser adotadas internamente visando ao menor prejuízo à comunidade acadêmica.