Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE atrai inovadores em busca de recursos internacionais
conteúdo

Notícias

IFCE atrai inovadores em busca de recursos internacionais

EDITAL BRASIL-ISRAEL

Finep detalha Edital de Cooperação Internacional Brasil-Israel com recursos de 3 milhões de dólares
última modificação: 12/03/2019 09h49

Na manhã desta segunda-feira, 11 de março, o auditório da reitoria do Instituto Federal do Ceará foi palco da apresentação do Edital de Cooperação Brasil-Israel, firmado pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) com a Autoridade Nacional de Inovação Tecnológica do Estado de Israel. O evento atraiu servidores do IFCE, empresários e empreendedores cearenses, interessados no montante de 3 milhões de dólares, que serão destinados a projetos inovadores realizados em conjunto por empresas com sede nos dois países.

Para além do objetivo de ampliar a competitividade da indústria nacional e promover a cooperação tecnológico-econômica entre Brasil e Israel, o edital é uma oportunidade de capitalizar novos negócios, sobretudo na área da inovação, expertise mediada pelo Polo de Inovação Fortaleza IFCE/Embrapii. "É um edital muito interessante para o inovador brasileiro, especialmente do Ceará, que já tem um histórico de relacionamento com Israel e nós viemos tirar dúvidas dos empreendedores locais porque estamos recebendo as propostas até o final de abril de quem está interessado na subvenção econômica, popularmente conhecido como fundo perdido", detalhou o analista Paulo José Pereira de Resende, que responde pelo Departamento Regional Nordeste da Finep.

Docente e empresário (G4 Flex Business Services), Geneflides Laureano, estava na plateia do evento e destacou que o edital acelera a velocidade do fomento à inovação. "A maior importância desses recursos é a gente conseguir viabilizar alguns projetos de inovação sem assumir grandes riscos ao pôr recursos próprios, visto que o custo da inovação é muito alto para empresas de pequeno e médio porte", destacou. Egresso do curso técnico em Telecomunicações, Geneflides também salienta que a parceria com o Polo de Inovação Fortaleza IFCE/Embrapii torna-se crucial para a aceleração da inovação "porque você tem os cérebros das instituições de ensino somando aos que já estão na empresa".

A coordenadora de recursos humanos do Polo de Inovação, Heveline Florambel, explicou que os estudantes do IFCE serão incluídos como "peças fundamentais" na parceria com as empresas porque entrarão compondo a equipe de desenvolvimento dos novos projetos. "Ao solucionar a demanda das empresas, eles estão diretamente trabalhando na entrega de um produto ao mercado e agora, com essa parceria com Israel, também terão a oportunidade de vivenciar uma outra realidade e saírem com um diferencial, realmente preparados para enfrentar o mercado internacional", explicou.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Wally Menezes, além da integração entre o capital financeiro externo e o capital intelectual do Instituto, essa aproximação entre academia, empresas, órgãos de fomento à inovação e países estrangeiros como Israel também possibilita a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação. "Em breve virão outros editais como o do Brasil-Holanda no campus Fortaleza, bem como com o Reino Unido, Portugal, Alemanha, Colômbia e Chile", anunciou. Wally também destacou que ex-alunos que agora são empresários estão procurando o Instituto Federal do Ceará, oferecendo estágio, emprego ou parcerias com os atuais estudantes, "dos cursos técnicos à pós-graduação".

O Edital de Cooperação Brasil-Israel é voltado para projetos de desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de energia, IoT (Internet das Coisas), agricultura e ciências da vida, funcionando da seguinte forma: a empresa brasileira deverá identificar a empresa israelense de seu interesse (ou vice-versa) e buscar aplicar ou ao edital da FINEP ou ao edital do Polo de Inovação Fortaleza IFCE/Embrapii para o desenvolvimento de seu projeto. Após o fechamento do edital, no dia 18 de abril de 2019, a FINEP ou Embrapii conjuntamente com a Autoridade de Inovação de Israel farão uma análise conjunta das propostas. A divulgação dos projetos selecionados está prevista para agosto de 2019.

A apresentação do Edital de Cooperação Brasil-Israel pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) foi transmitida ao vivo pela TV IFCE e pode ser revista aqui (a partir do minuto 21:40).

Leia também IFCE atuará em cooperação entre empresas de Brasil e Israel

Cláudia Monteiro, jornalista da reitoria do IFCE

1.JPG

2.JPG

3.JPG

4.JPG